F1 – Dúvidas sobre a Caterham ter o carro pronto para 2015

terça-feira, 18 de novembro de 2014 às 15:15

Caterham

Em meio à empolgação pela Caterham poderem viajar para Abu Dhabi a fim de garantir o seu futuro, ainda existem dúvidas sobre a capacidade da equipe em construir um carro para 2015 no prazo.

Quando a gestão anterior se afastou, o trabalho estava em andamento sobre o novo chassi, mas parou assim que o administrador assumiu. Agora não há atividade na fábrica, já que apenas uma equipe mínima de corrida foi recontratada como ‘consultoria’, a fim de correr em Abu Dhabi.

Fontes dizem que as chances da Caterham preparar um novo carro a tempo para o próximo ano estão diminuindo rapidamente, se alguém comprar a equipe depois de Abu Dhabi. Isso significa que a única opção seria a de estender a vida útil do chassi de 2014.

A principal alteração nas regras do próximo ano envolve a altura do chassi dianteiro, e apesar de algumas equipes relatarem que não poderiam modificar o chassi de 2014, aparentemente a Caterham pode conseguir.

O problema maior é que a unidade de potência que a Renault está homologando para 2015 requer reembalagem substancial, e que vai ser um processo caro e demorado.

Renault sugeriu à gestão anterior que a Caterham ficasse com a unidade de potência de 2014, o que seria mais barato. Além disso, não se espera que a versão inicial de 2015 seja uma melhoria em relação a atual, o que explica por que a Red Bull está tão ansiosa para introduzir uma atualização de verão.

No entanto, dentro das regras, os fabricantes só podem ter uma unidade de potência homologada e, assim, a versão de 2014 não seria mais legal.

Entende-se que a Renault e a gestão anterior da Caterham pressionaram a FIA por uma permissão para usar a unidade de potência antiga, e que Jean Todt disse que iria submeter o assunto à Comissão F1 e, portanto, ao Conselho Mundial de Automobilismo. Este pedido ainda está sendo analisado.

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