F1 – Dúvidas que ficaram de Melbourne

terça-feira, 28 de março de 2017 às 18:09
Melbourne, Austrália 2017

Melbourne, Austrália 2017

Por: Adauto Silva

A primeira corrida da F1 este ano em Melbourne suscitou muitas dúvidas entre os apaixonados por Formula 1. Dúvidas das quais ainda não existem repostas certas, mas sim impressões do pessoal da própria F1, jornalistas e fãs.

Esse texto aborda a maioria das dúvidas com as minhas impressões.

1. Acabaram as ultrapassagens?
Muito cedo para afirmar isso. Obviamente elas serão mais difíceis – como venho falando desde o anúncio das novas regras – mas Melbourne não é parâmetro para nada. Por tratar-se de um circuito de rua as ultrapassagens sempre foram difíceis lá. As próximas duas corridas, China e Bahrain, nos darão uma ideia muito mais clara de quão mais difícil ficaram as ultrapassagens.

Nas pistas onde já haviam poucas ultrapassagens, tais como Sochi, Barcelona, Monaco, Hungria, Cingapura, Suzuka e Abu Dhabi, nem adianta reclamar porque já aviso de antemão que teremos pouquíssimas ultrapassagens, se tivermos alguma…

Kevin Magnussen e Marcus Ericsson

Kevin Magnussen e Marcus Ericsson

2. A Ferrari vai dominar o campeonato?
Eu estou apostando desde a pré-temporada que a Ferrari começaria o campeonato melhor que as outras. Mas isso não quer dizer que ela vá dominar o ano inteiro. A diferença que a Ferrari mostrou nos testes de pré-temporada e confirmou em Melbourne foi de cerca de 0.3 a 04s por volta. Na F1 é uma diferença importante, mas tanto a Mercedes quanto a Red Bull tem plenas condições de tirá-la. Eles tem estrutura, dinheiro, técnicos e pilotos capazes disso, portanto pode ser que na próxima corrida daqui a 13 dias a Ferrari já tenha problemas.

O grande problema da Mercedes que já havíamos detectado na pré-temporada é que o carro sai de frente. Quanto menos macio o pneu, mais a Mercedes sai de frente. Eles precisam arrumar isso para ficarem pau a pau com a Ferrari, que sem dúvida é o carro mais equilibrado do grid com qualquer composto de pneus.

A Red Bull tem mais problemas. Além do motor, que ainda não está no nível de Mercedes e Ferrari, o carro também sai de frente na entrada e contorno das curvas, vide a enorme escapada do Verstappen no treino. A nova suspensão tinha como objetivo consertar esse problema, mas pelo jeito eles não poderão usá-la depois do “pedido de esclarecimento” da Ferrari.

A suspensão nova da Mercedes, que ela diz não ter usado para “evitar problemas”, também poderia ser a solução para tirar a diferença da Ferrari.

Eu digo que se na China a Mercedes tomar de novo da Ferrari e a Red Bull tomar das duas, vai começar uma guerra de bastidores para a aprovação dessas suspensões.

Mercedes e Ferrari

Mercedes e Ferrari

3. A importância do treino de classificação aumentou?
Sim, aumentou bastante. Quem largar na frente e conseguir se manter na frente nas paradas para troca de pneus tem enormes chances de vencer, mesmo sem ter o melhor carro. Por que? Porque as ultrapassagens na pista estão mais difíceis.

4. A Mercedes fez a estratégia errada em Melbourne?
Não, a estratégia da Mercedes foi certa. A única possibilidade de Hamilton ganhar a corrida era ele voltar na frente de Vettel e se virar para manter o alemão atrás até o final, já que a Ferrari de Vettel tinha mais ritmo de corrida. Parando naquele momento quase deu para o Hamilton voltar à frente, mas se parasse uma volta mais tarde não haveria possibilidade de voltar à frente. Hamilton fez a pole no braço, porque fazer uma volta voadora como ele fez na classificação é uma coisa, se manter à frente de um carro mais rápido a corrida inteira contando com pitstop é outra. Vettel não fez a pole porque ele mesmo admitiu que errou duas vezes em sua melhor volta no Q3.

Lewis Hamilton - Austrália 2017

Lewis Hamilton – Austrália 2017

5. Por que Kimi fez os melhores tempos na pré-temporada, mas em Melbourne apanhou feio de Vettel?
O Kimi não tem mais condições de lutar roda a roda faz anos. Na pré-temporada todo mundo anda de cara para o vento, ou seja, os pneus dianteiros não superaquecem e a aero não é prejudicada por um carro disputando posição na sua frente. Se o Kimi largar na pole em alguma corrida e conseguir manter a dianteira nos pitstops com essa Ferrari, ele tem boas chances de vitória. Mas se largar no bolo da frente, vai precisar que os caras na frente dele tenham algum tipo de problema, para que ele possa vencer.

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

6. A McLaren vai romper com a Honda?
No final deste ano eles podem romper porque há uma clausula de saída no contrato dependendo do desempenho, antes não. A multa para sair agora é gigantesca e além disso, um carro de F1 é construído em volta do motor. Se a McLaren conseguisse romper imediatamente com a Honda – o que é extremamente improvável -, a equipe teria uma mega-dificuldade em adaptar qualquer outra unidade de potência no carro. A McLaren teria que refazer praticamente todo o carro, o que é muito caro e demorado. Tem também os €100 milhões que a McLaren deixaria de receber da Honda quando a parceria se encerrar.

Então, respondendo a pergunta diretamente, não, a McLaren não vai romper com a Honda agora, mas se o motor não melhorar muito até agosto ou setembro, teremos boas chances de ver novamente uma McLaren-Mercedes em 2018.

E mais. Apesar da McLaren não admitir, o carro também não é bom desde a pré-temporada. É um carro ruim de freada e principalmente de curva e isso não tem nada a ver com o motor, com exceção do fato de que quebrou tanto na pré=temporada, que impediu a equipe de desenvolvê-lo da maneira adequada. Mas esse mesmo carro com motor Mercedes seria no máximo 1,5s mais rápido do que é com motor Honda, o que não adiantaria quase nada, já que o défice atual para os ponteiros passa dos 3 segundos.

Stoffel Vandoorne

Stoffel Vandoorne

7. Alonso vai abandonar a McLaren agora?
Pensei que Alonso fosse abandonar no ano passado, mas como ele não abandonou, este é seu último ano de contrato e seria uma estupidez atroz fazer isso agora. Mas não há garantias que ele não o faça. Alonso é um monstro dentro do carro e sua tocada em Melbourne em P10 até quebrar com essa carroça da McLaren é a prova cabal disso. Mas fora do carro o espanhol já fez muita besteira. Ele parece tomar suas decisões de cabeça quente e isso o tem levado para equipes com carros sem condições de vitórias.

E assim como o contrato de Alonso, vários pilotos terminam seus contratos no final deste ano, portanto muitas vagas vão se abrir na F1 para 2018.

8. A Williams vai confirmar ser a quarta força na hierarquia das equipes?
Difícil essa! Em Melbourne – como havíamos previsto antes – eles foram com o Felipe Massa, mas quase tomou volta do Vettel. Hoje o Felipe briga com a Force India, Toro Rosso e com o Grosjean da Haas, porque com o Magnussen não dá pra contar. A aero, que historicamente é o problema da Williams, precisa ser desenvolvida com a chegada de Paddy Lowe, ou eles vão começar a andar para trás e tomar dessas equipes citadas.

Na classificação para Melbourne, eles já tomaram do Grosjean e tiveram ambos os pilotos da Toro Rosso colados. Na corrida o Grosjean quebrou e o Felipe conseguiu se manter à frente das Toro Rossos e do Perez, mas o pessoal vai melhorar seus carros e as duas próximas pistas tem pontos de ultrapassagem. Portanto a Williams também precisa melhorar.

Felipe Massa - Austrália 2017

Felipe Massa – Austrália 2017

9. E o Bottas?
Começou bem! Começou melhor que o Kimi. Perdeu do Hamilton por bem menos que o Kimi perdeu do Vettel. A diferença entre ele e o Kimi é que ele está em ascendência e o Kimi em decadência. Bottas é novo, rápido, inteligente e vai aprender muito na Mercedes, assim como Rosberg aprendeu. Como você sabe, dentro da Mercedes tudo é aberto para os dois pilotos. Telemetria, conversa com os engenheiros, estratégia definida entre os pilotos baseada no treino de classificação e etc. Isso é muito importante para um piloto mais jovem aprender com a equipe e com o companheiro, que neste caso é o piloto mais rápido da F1.

Então Bottas tem essa vantagem. Por exemplo, ele pega a telemetria do Hamilton e a destrincha junto com seu engenheiro de corrida. Baseados nisso eles podem mudar o acerto do carro, Bottas pode mudar sua tocada em algumas partes da pista e assim por diante. Eu acho que Valtteri tem tudo para ir bem na Mercedes e até estender seu contrato, que é apenas para esta temporada.

Adauto Silva
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