F1 pode impor duas paradas obrigatórias nas corridas

sábado, 1 de novembro de 2025 às 9:30

Pit stop de Lando Norris

A Fórmula 1 pode adotar uma mudança importante no formato das corridas. Segundo o Motorsport Italy, a categoria deve discutir em breve a possibilidade de tornar obrigatórias duas paradas por prova.

Menos variedade estratégica preocupa a categoria

Nos últimos anos, a diversidade de estratégias caiu de forma notável. Atualmente, a maioria das equipes escolhe a tática de uma parada, o que reduz o fator estratégico e deixa as corridas mais previsíveis.

Para tentar reverter essa tendência, a F1 já aumentou o limite de velocidade no pit lane em algumas etapas. Com isso, esperava-se incentivar mais trocas de pneus. No entanto, o efeito foi limitado. Assim, novas soluções passaram a ser analisadas pela direção esportiva da categoria.

Comissão da F1 discute uso obrigatório dos três compostos

De acordo com a publicação italiana, a Comissão da F1 vai avaliar a proposta de obrigar o uso dos três compostos de pneus secos — macio, médio e duro — em cada Grande Prêmio. Além disso, o regulamento poderia incluir uma limitação: cada jogo de pneus não poderia ser usado por mais de 45% da distância total da corrida.

Com essa mudança, a F1 pretende aumentar a variabilidade tática e forçar mais pit stops. Como resultado, as provas ficariam menos lineares e com mais possibilidades de ultrapassagem, especialmente no terço final das corridas.

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Ideia ganha força após episódios recentes

Essa possível regra não surge do nada. A Fórmula 1 já aplicou medidas parecidas em situações específicas. Por exemplo, o GP de Mônaco de 2025 terá duas paradas obrigatórias, uma resposta direta à corrida de 2024, quando quase todo o grid trocou pneus ainda na primeira volta, durante a bandeira vermelha.

Da mesma forma, o GP do Catar de 2023 teve a duração dos stints limitada por questões de segurança, após preocupações com a integridade dos pneus Pirelli. Essas experiências mostraram que múltiplas paradas podem, sim, melhorar o espetáculo e trazer mais imprevisibilidade às estratégias.

Possível impacto esportivo

Caso a proposta avance, a mudança pode transformar o equilíbrio das corridas. Estratégias de conservação extrema deixariam de ser viáveis, e a gestão de pneus se tornaria ainda mais complexa. Além disso, pilotos e engenheiros precisariam adaptar o ritmo e o planejamento, especialmente em circuitos de alto desgaste, como Suzuka e Barcelona.

Ainda assim, o debate promete dividir opiniões. Enquanto alguns acreditam que a obrigatoriedade pode tornar o espetáculo mais dinâmico, outros defendem que a liberdade tática deve ser preservada. Seja como for, o tema deve gerar intensas discussões nas próximas reuniões da F1 Commission.

EB - www.autoracing.com.br

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