F1 – Domenicali afirma que não é o problema da Ferrari

terça-feira, 15 de outubro de 2013 às 9:38

Stefano Domenicali

A Ferrari não conseguiu bater a Red Bull pela quarta vez consecutiva por causa de “dois fatores principais”, de acordo com o chefe da equipe, Stefano Domenicali.

Falando ao jornal esportivo espanhol AS, o italiano negou que ele é o principal problema. “Você não trocaria Domenicali e venceria amanhã”, insistiu ele. “Claro, meu chefe poderia fazer isso, e se fizesse, eu sempre seria grato à Ferrari”.

“Mas há um ditado na Itália: ‘quando você sai da estrada que conhece, a outra pode ser pior’. O problema não é Domenicali, que é o primeiro a chegar no trabalho pela manhã e o último a sair. Se tivéssemos vencido em 2012, Domenicali seria um fenômeno, teria feito bem o seu trabalho”.

Domenicali acredita que os principais problemas em 2013 foram técnicos. “O primeiro é que, no início da temporada, nós tínhamos um carro competitivo na classificação e muito bom em ritmo de corrida. O problema é que não conseguimos melhorá-lo constantemente, porque, infelizmente, trouxemos desenvolvimentos que na verdade pioraram o carro em alguns casos”.

Domenicali disse que a Ferrari vem trabalhando duro para corrigir isso, incluindo uma reforma completa do túnel de vento em Maranello e a contratação de chefes técnicos – James Allison e Pat Fry – que são conhecidos pelo sucesso na era focada na aerodinâmica da Fórmula 1.

Ele explicou que o segundo problema fundamental tem sido a Pirelli. “Eu não menciono por que ou se foi correto ou não, mas nós não conseguimos explorar a melhor característica que tínhamos após a troca do tipo de pneu – nosso ritmo de corrida competitivo”.

Ele também disse que, apesar de ter chegado tão perto em alguns anos, não vencer no final agora aumentou a pressão na Ferrari a níveis quase insuportáveis. Isso resultou nos rumores de saída de Fernando Alonso e nas “críticas gerais”, que Domenicali acha que fazem pouco sentido.

“Como quando se trata dos pilotos. Muitas vezes no passado, eu li ‘a Ferrari precisa trocar Felipe (Massa)’. Mas agora eu leio: ‘Felipe precisa ficar!’ Um pouco de racionalidade, por favor. Sou o primeiro a defender Felipe e sempre serei, porque ele é um rapaz especial, dedicado à equipe, mas você tem de fazer uma avaliação profissional”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.