F1 – Direção de eixo duplo não será permitida em 2021

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 às 11:34

Mercedes

A FIA só permitirá que as equipes de Fórmula 1 usem sistemas de direção de eixo duplo até o final de 2020 e baniu o dispositivo desenvolvido pela Mercedes para 2021.

O sistema DAS da Mercedes, que altera o ângulo de convergência das rodas dianteiras quando o volante é puxado e empurrado, foi visto pela primeira vez no segundo dia dos testes de pré-temporada em Barcelona.

A equipe checou a legalidade do dispositivo com a FIA, e na opinião da federação ele é permitido porque o DAS altera apenas o ângulo de direção das rodas dianteiras.

Enquanto as equipes rivais agora estão analisando se copiam a ideia ou protestam, argumentando que o ângulo de convergência altera ilegalmente a suspensão dianteira, soube-se que a FIA já tomou uma atitude visando impedir que algo assim seja utilizado em 2021.

O regulamento de 2021, publicado no fim do ano passado, deixa claro que quaisquer mudanças no ângulo das rodas de direção só pode ser feito com o volante girando de uma maneira definida.

O Artigo 10.5 das próximas regras técnicas diz: “O realinhamento das rodas viradas, definido pela posição da fixação interna dos membros relevantes das suspensões que ficam a uma distância fixa uns dos outros, devem ser unicamente definidos por uma função monotônica da posição de rotação de um único volante”.

Fontes confirmaram que a interpretação dessa regra significa que o DAS e sistemas similares não serão permitidos.

Não está claro se a adição ao regulamento de 2021 foi parte de um processo normal para esclarecer certas áreas das regras atuais ou se foi um resultado direto da FIA ter sido alertada sobre os planos da Mercedes há vários meses.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.