F1 – Diferença entre os compostos macio e médio ficou entre 1s8 e 2s0 em Hungaroring

sexta-feira, 24 de julho de 2015 às 14:49

Paul Hembery

A temperatura da pista em Hungaroring ontem foi a mais quente dos últimos dois anos. Embora as condições climáticas fossem mais amenas para os treinos hoje, a temperatura na pista permaneceu na casa dos 54º C durante a tarde, com temperatura ambiente de 35º C.

O calor extremo abre a possibilidade de tempestades. Houve precipitações na pista ontem e há previsão de chuvas fortes para amanhã à tarde, o que pode afetar o treino classificatório.

No calor das duas sessões de treinos livres de hoje, os pilotos da Mercedes foram os mais velozes, com o líder do campeonato Lewis Hamilton sendo o mais rápido em cada ocasião, usando pneus médios pela manhã e macios na parte da tarde.

Até o momento, a diferença de performance entre os dois compostos selecionados está entre 1s8 e 2s0, apesar dessa margem variar de equipe para equipe e também ser influenciada pela temperatura da pista. O principal fator deste fim de semana deve ser a degradação térmica. Como de costume, as equipes usaram o treino livre para determinar como o uso e a degradação são afetados com diferentes cargas de combustível. Mas com muitos dos stints mais longos sendo interrompidos por bandeiras vermelhas em ambas as sessões, foi difícil chegar a uma conclusão precisa.

Os dados serão utilizados para calcular a melhor estratégia de corrida, o que é particularmente importante em Hungaroring, onde ultrapassar é tradicionalmente difícil. Com duas bandeiras vermelhas durante a primeira sessão e uma na segunda, as equipes perderam um tempo de pista considerável. Assim, a sessão de treino livre de amanhã de manhã será de grande importância para os times se prepararem para o treino classificatório.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “O calor tem sido inacreditável e deve permanecer ao longo do fim de semana, apesar de também haver um risco de chuva, como aconteceu no fim da tarde ontem. Frente a essas condições severas, os pneus estão aguentando muito bem. Vamos analisar os dados de todos os stints longos com pneus macios hoje. Por enquanto, parece que será uma corrida de duas paradas, com uma diferença de performance de dois segundos entre os dois compostos. Porém, tivemos bandeiras vermelhas durante os stints longos, o que faz com que parte dos dados seja inconclusiva.

EB - www.autoracing.com.br

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