F1 – Diferença de performance entre os pneus na Áustria é de apenas 0s7

sexta-feira, 19 de junho de 2015 às 15:51
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Paul Hembery

O piloto da Ferrari Sebastian Vettel cravou o melhor tempo ao final das duas sessões de Treinos Livres realizadas hoje na Áustria, usando pneus Pirelli P Zero Vermelho supermacios. Embora o céu ameaçasse chuva, ambas as sessões de treinos livres ocorreram com pista seca. Durante o TL2 – que foi realizado no mesmo horário do treino classificatório de sábado e da corrida, no domingo – a temperatura do asfalto ficou em 22°C, com picos de 25°C.

O rápido aquecimentos dos compostos supermacios permitiram aos pilotos extrair a melhor performance dos pneus, mesmo com a pista ainda um pouco “verde” – particularmente, durante o TL1. Nesta primeira sessão, os pilotos optaram por usar apenas os pneus macios.

O piloto Kimi Räikkönen, da Ferrari, foi o primeiro a experimentar o pneu supermacio esta tarde, por meia hora. Depois dele, mais pilotos trocaram para o composto mais macio do fim de semana, para simulações de classificação e de corrida. Na comparação, a diferença de performance entre os dois compostos ficou em 0s7.

O desgaste e a degradação dos pneus foram bem baixos nas duas sessões. E devem ser ainda menores, à medida em que a pista for ficando mais emborrachada e os carros passem a derrapar menos. No entanto, há um alto risco de chover no fim de semana, principalmente amanhã, durante os treinos de classificação. Se isso acontecer, provavelmente as equipes terão de trabalhar muito em novas estratégias, contando apenas com os dados colhidos no GP do ano passado, quando a Áustria voltou ao calendário.

Por tudo isso, as equipes mantiveram seus carros na pista hoje pelo maior tempo possível, como forma de experimentar os mais diferentes cenários possíveis – a única maneira de estar o mais bem preparado que elas podem para o que possa acontecer, neste fim de semana.

Paul Hembery, Diretor de Motorsport da Pirelli: “A volta aqui no Red Bull Ring é muito curta, e leva menos de 70 segundos para ser contornada. Vimos que os esforços aplicados aos pneus são baixos, e que a diferença de performance entre os dois compostos é de apenas 0s7. O principal fator decisivo nesta prova será mesmo o clima:  existe um risco grande chover amanhã e um pequena possibilidade no dia da corrida. E isto será um fator determinante para as estratégias das equipes. Ou seja: tudo indica que teremos um fim de semana imprevisível.”

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