F1 – Descartou-se traçado invertido e corrida curta para segundo GP na Áustria

sábado, 5 de junho de 2021 às 8:30

GP da Áustria – 2020

O Dr. Helmut Marko descartou relutantemente apimentar o segundo GP da Áustria neste ano, invertendo o layout do Red Bull Ring. Enquanto a Fórmula 1 é afetada pela pandemia de covid-19 em curso, a Red Bull se ofereceu para receber uma segunda corrida no circuito que possui na Estíria.

Para manter o interesse elevado entre uma corrida e a seguinte, o supremo da Red Bull F1 perguntou à Liberty Media se a segunda prova poderia ter uma “corrida curta” no sábado – mas as três corridas curtas de 2021 já estavam marcadas.

O plano B era uma prova em traçado inverso, o que de acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport teria custado entre 5 e 8 milhões de euros em modificações de segurança necessárias para as curvas 1 e 3.

“Juntamente com a FIA, criamos um plano de como se poderia conduzir a corrida na outra direção”, disse o Dr. Marko. “Havia dois pontos complicados. Por sua vez, na curva 3, freava-se por cima de uma crista para o nada”.

“E, na curva de largada, um carro podia voar para os espectadores sem proteção especial. Os carros teriam descido em direção à curva em alta velocidade”, explicou ele.

Outro problema é que as mudanças de circuito necessárias entre a primeira e a segunda corrida não poderiam ser efetuadas em tão curto espaço de tempo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.