F1 – Decisão sobre punições pode ser revista

sábado, 30 de junho de 2018 às 9:09

Sebastian Vettel e Valtteri Bottas

Embora até agora os comissários tenham tido que analisar o incidente e não as consequências ao decidir as punições, isso pode mudar depois da penalidade de cinco segundos de Sebastian Vettel na França.

Vettel foi penalizado por causar uma colisão com Valtteri Bottas na primeira volta no circuito de Paul Ricard. Afetado com uma asa dianteira quebrada, Vettel foi obrigado a fazer reparos, assim como Bottas, que havia sofrido um furo de pneu. Vettel se recuperou para o quinto lugar, enquanto Bottas foi o sétimo.

Isso levantou questões sobre a imparcialidade das penalidades, já que Vettel estragou o GP de Bottas e ainda marcou mais pontos do que o piloto da Mercedes. Isso poderia, revelou Charlie Whiting, gerar uma mudança na forma como as penalidades são distribuídas.

“Os comissários de bordo normalmente não olham para as consequências do acidente”, disse o diretor de corridas da FIA ao site Autosport. “Embora seja justo, provavelmente desempenha um papel subconsciente”.

“Vamos apenas dizer que Vettel continuou sem nenhum problema, acho que os comissários podem ter pensado que ‘isso não é justo, ele arruinou a prova de Valtteri, é claramente culpa dele’, e eles podem ter pensado um pouco diferente. Mas não é uma coisa consciente dizer: ‘Ele está bem, ele não está'”, explicou.

“Ou, digamos, se fosse o contrário, digamos que Valtteri continuasse, Vettel tivesse causado o acidente, mas você deveria realmente penalizá-lo, assim como a penalidade que ele já teve? Auto-punição se você quiser”, comentou.

“É algo que estamos discutindo. Isso pode abrir a porta para algo que não esperamos, embora alguns possam argumentar que é um pouco mais comum. Então, é algo que atualmente estamos discutindo com os comissários”, concluiu Whiting.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.