F1 – Decisão de Maldonado é a chave para o mercado de pilotos

segunda-feira, 25 de novembro de 2013 às 9:12

Pastor Maldonado

A iminente decisão de Pastor Maldonado em relação à oferta para 2014 que recebeu da Lotus será o gatilho para que o mercado de pilotos da Fórmula 1 se defina.

As negociações entre os empresários de Maldonado e os chefes da Lotus se aceleraram durante o fim de semana do GP do Brasil, com a equipe aceitando que não pode mais esperar pela conclusão do acordo de investimento com o Quantum Motorsports.

Apesar de Maldonado também ter tido negociações avançadas com a Sauber, entende-se que sua opção preferida é a Lotus, desde que ela possa fornecer garantias sobre a infraestrutura financeira da equipe.

Fontes insistem que nenhuma decisão final foi tomada, e é por isso que as equipes rivais estão adiando a definição de seus planos para 2014 até terem certeza que Maldonado e seu patrocínio da Venezuela assumiram um compromisso em outro lugar.

Se o contrato de Maldonado com a Lotus for finalizado – o que pode ocorrer já nesta semana – isso provavelmente terá um efeito dominó no restante do mercado de pilotos.

Com Romain Grosjean sendo mantido pela Lotus para o próximo ano, isso significa que não haverá espaço para Nico Hulkenberg na equipe. Espera-se que o alemão vá para a Force India, já tendo assinado um acordo preliminar com a organização.

Seu companheiro de equipe provavelmente será Sergio Perez, cujos patrocinadores mexicanos se mostraram atrativos para a Force India, enquanto ela tenta aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo novo regulamento de 2014.

Se Hulkenberg e Perez forem confirmados, Adrian Sutil deverá aceitar uma mudança para a Sauber na próxima temporada, apesar de ele ainda não estar totalmente fora da disputa na Force India.

Entretanto, Paul di Resta, atual piloto da Force India, tem um futuro incerto, com a maioria das equipes do pelotão intermediário preferindo o apoio de patrocinadores ao invés do talento puro no clima financeiro atual.

Uma ida de Perez para a Force India será um impulso para seu compatriota Esteban Gutierrez, que pode ganhar um segundo ano com a Sauber. O russo Sergey Sirotkin possivelmente será piloto reserva, e não titular.

Tudo isso deixaria Marussia e Caterham com as únicas vagas restantes no grid.

A Marussia deverá manter Max Chilton como companheiro de Jules Bianchi, enquanto a Caterham está avaliando uma lista de pilotos, incluindo Heikki Kovalainen, Marcus Ericsson e Robin Frijns, como substitutos de Giedo van der Garde e Charles Pic se decidir fazer mudanças.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.