F1 – Dados de velocidade máxima revelam vantagem da Mercedes

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015 às 10:06

Mercedes

A performance da Ferrari chamou a atenção no teste da semana passada em Jerez, mas uma análise mais profunda dos dados de velocidade máxima mostra que ainda pode haver uma diferença enorme entre ela e a Mercedes.

Com a velocidade máxima de todos os carros medida perto do final da reta oposta de Jerez antes da freada para o hairpin Dry Sack, é expressivo que os três carros mais rápidos tenham motor Mercedes.

Felipe Massa (Williams) e Nico Rosberg (Mercedes) cravaram 307.6 km/h nos dois dias intermediários do teste, e Pastor Maldonado (Lotus) marcou 306.8 km/h. Os rivais mais próximos da Mercedes foram Max Verstappen (Toro Rosso) e Marcus Ericsson (Sauber) – ambos com 303.3 km/h.

Kimi Raikkonen foi o único piloto da Ferrari a estabelecer uma velocidade representativa, porque os esforços de Sebastian Vettel nos dois primeiros dias de testes não puderem ser registrados devido a problemas no transponder. Apesar da Ferrari ter feito o melhor tempo do teste no último dia com Raikkonen, sua velocidade máxima ficou quase 7 km/h abaixo da Mercedes.

Esses dados não fornecem uma resposta definitiva em termos de potência de cada motor, já que os níveis de pressão aerodinâmica, combustível e ajustes da unidade podem afetar os resultados, mas eles indicam que Ferrari e Renault ainda precisam produzir mais do que em Jerez se quiserem ameaçar a Mercedes.

NÚMEROS DE VELOCIDADE MÁXIMA
Testes da Fórmula 1 em Jerez, 1 a 4 de fevereiro

1 – Felipe Massa (Williams-Mercedes) 307.6 km/h
2 – Nico Rosberg (Mercedes) 307.6 km/h
3 – Pastor Maldonado (Lotus-Mercedes) 306.8 km/h
4 – Max Verstappen (Toro Rosso-Renault) 303.3 km/h
5 – Marcus Ericsson (Sauber-Ferrari) 303.3 km/h
6 – Kimi Raikkonen (Ferrari) 300.8 km/h
7 – Daniil Kvyat (Red Bull-Renault) 294.2 km/h
8 – Jenson Button (McLaren-Honda) 277.6 km/h

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.