F1 dá aula de marketing

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 3:17

brawn-schumacher

F1 dá aula de marketing

A Formula 1 é pródiga em manter-se em evidência em todas as situações, principalmente fora da temporada. Se não há notícia, inventa-se; se há uma notícia, aumenta-se; e se há uma grande notícia, esta vai sendo dada aos poucos para se criar expectativa cada vez maior entre os fãs. Estão errados? Não, claro que não, afinal como diz o velho clichê, “a propaganda é a alma do negócio”.

A última é que a Mercedes vai trazer o multicampeão Michael Schumacher de volta. Ontem a história era com Raikkonen, hoje é com Schumacher. Quem saiu com essa foi o velho Eddie Jordan, ex-dono da equipe na qual o brasileiro Rubens Barrichello estreou na F1 em 1993.

Jordan diz que presenciou uma conversa entre Dieter Zetsche (presidente do conselho da Daimler), Ross Brawn e Michael Schumacher em Abu Dhabi, onde ele “acredita” que foi feito um convite sério para que o alemão voltasse da aposentadoria para os carros da Mercedes GP em 2010.

Apesar de Jordan ter dito que “acredita” que a conversa tenha sido sobre o assunto, alguns jornais ingleses de histórica boa reputação, incluindo-se aí a emissora BBC, já estão dando como praticamente certa a volta de Schumacher para as pistas! As manchetes são as mais incríveis; “Volta sensacional de Schumacher”, “Mercedes fala secretamente com Michael”, “Schumi vai assinar com a Mercedes” e por aí afora…

Lembremos que Xuxu já quis voltar esse ano de 2009 pela Ferrari e não conseguiu. Parece que ele tem problemas no pescoço devido a uma queda de moto no início do ano. Não nos esqueçamos que o homem terá 41 anos quando a temporada 2010 começar. Tem ainda o pequeno “detalhe” de seu contrato de consiglieri, ops, conselheiro da Ferrari, que acaba de ser renovado. E cá entre nós, não seria uma facada no coração dos tiffosi se o alemão voltasse noutra equipe que não a Ferrari?

Mas apesar do meu tom jocoso, não estou dizendo que isto não vai acontecer. Lógico que pode acontecer; é improvável, mas não impossível. Uma volta de Schumacher numa equipe Mercedes e ainda tendo Ross Brawn – que participou ativamente de todos os títulos do alemão, seria um golpe de marketing espetacular da F1.

E marketing é o que a F1 faz melhor!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.