F1 – Culpa por incidentes em Baku pode não ser da Pirelli, diz jornal

sábado, 12 de junho de 2021 às 13:49

Max Verstappen

Dois pneus traseiros arrebentam na reta, onde os pilotos atingem a velocidade máxima. Aconteceu em Baku, onde Lance Stroll e Max Verstappen perderam o controle dos seus carros sem aviso prévio. Culpou-se de imediato a Pirelli, mas após uma primeira análise, parece que algo mais está se passando.

Informa o jornal Gazzetta Dello Sport: “A análise dos dois pneus traseiros que falharam no domingo passado em Baku ainda não foi concluída. Até lá, a Pirelli também não confirmará quaisquer revelações. Em Milão, onde se encontra a empresa e o centro de investigação onde todos os testes foram realizados, o pessoal já respira com alívio”.

Porque, segundo o bem informado jornal esportivo italiano, a culpa não recai sobre a Pirelli: “Ambos os pneus não mostram qualquer alteração que possa ser atribuída a uma falha de construção ou a uma falha estrutural. Isso é o que é importante agora, uma vez que essa foi a acusação após a corrida”.

A Pirelli está agora analisando qual foi então a causa, e dentro da fábrica italiana, já existem suspeitas. “A primeira expectativa da Pirelli era que os detritos tivessem causado danos, mas as análises que agora foram efetuadas não mostram isso. Agora há dúvidas na Pirelli sobre a verdadeira pressão dos pneus”, informou o jornal.

De acordo com La Gazzetta, as equipes de F1 estão utilizando um truque bem conhecido. “Estão usando um truque, que é difícil de controlar, que pode ter consequências importantes para circuitos como o Azerbaijão”, explicou.

“A FIA verifica antes da corrida se a pressão dos pneus está correta, mas durante a corrida… Quem souber como utilizar os aquecedores de pneus para obter uma pressão de pneu mais baixa durante a corrida, ganha mais aderência”, concluiu o jornal.

Se a pressão mais baixa dos pneus for realmente a causa, isso só será revelado na semana antes do GP da França.

EB - www.autoracing.com.br

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