F1 – Cresce debate sobre cockpits fechados

Nico Hulkenberg é contra mudança

Entre os pilotos de Fórmula 1, o apoio é crescente para a potencial introdução de cockpits fechados ou cobertos nos carros. Recentemente, os acidentes fatais de Jules Bianchi na F1 e de Justin Wilson na Indy, com lesões cerebrais, reacenderam tal discussão.

Até agora, os contrários à mudança apontam dois problemas: certificar-se de que a solução não ficará mais perigosa do que antes, em termos de resgate de um piloto ferido; e o argumento de que cockpits abertos são o “DNA” das corridas de monopostos.

Nico Hulkenberg (Force India), por exemplo, disse em Monza: “Para mim, monopostos são abertos. Quando vamos para os carros, sabemos dos riscos. Temos que ser cuidadosos para não super-proteger e estragar tudo”.

Valtteri Bottas (Williams), no entanto, não concorda. “Eu realmente não vejo diferença entre um carro de F1 com cockpit fechado ou não. É ainda um carro de F1. Quando é para segurança, estou aberto a qualquer coisa”, afirmou ele. “Um capacete não é claramente proteção suficiente”, concordou Carlos Sainz Jr (Toro Rosso).

Jenson Button (McLaren) tem uma visão semelhante. “Eu estava sempre entre aqueles que diziam que monopostos são abertos. Mas eu acho que todos nós já tivemos o suficiente e é hora de fazer algo sobre isso. Não estamos mais nos anos 1970”, disparou.

Sebastian Vettel (Ferrari), ferrenho defensor do automobilismo “puro”, começa a mudar de opinião. “Se isso (mudança) teria significado que Justin ainda estaria conosco, então eu não acho que alguém seria contrário. É muito triste e mesmo que eu não seja um fã de cockpits fechados, precisamos olhar para isso”, acrescentou.

Fernando Alonso (McLaren) concorda: “Podemos ver estas soluções sendo usadas nas corridas de endurance e estão prosperando. Tenho certeza de que a FIA e todo mundo está olhando para isso. Eu não sei se eles vão criar uma solução, mas devemos pelo menos testar as várias opções”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.