F1 – Cowell: Não queremos regras que impeçam equipes de avançar

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 às 12:56
Andy Cowell

Andy Cowell

Andy Cowell, chefe de motores da Mercedes, diz que é importante que as regras permitam desenvolvimento suficiente para que outras fabricantes possam avançar.

A Mercedes tem dominado a F1 dentro das atuais regras de motores, o que levou a uma mudança este ano para ajudar as fabricantes em dificuldades a tirar a diferença. As áreas de desenvolvimento de motores que estariam congeladas nesta temporada (conhecidas como caixas pretas em referência às regras originais que determinaram o congelamento progressivo dos componentes da unidade de potência) foram abertas novamente para garantir que não haja bloqueio no desenvolvimento para a Renault e Honda.

Antes dos planos para abandonar o sistema de fichas por completo em 2017, as fabricantes podem gastar 32 fichas de desenvolvimento na temporada de 2016 – o mesmo que em 2015 – apesar disso ainda permitir uma margem significativa para melhorias ao longo do ano, como provado pelo ressurgimento da Ferrari em 2015.

“As regras agora mudaram já que para este ano as caixas pretas desapareceram, assim você pode trabalhar em qualquer área de desenvolvimento dentro da restrição de fichas”, disse Cowell. “Este ano temos 32 fichas, que podem ser usadas todas em Melbourne ou todas de Abu Dhabi, se quiser ou pode fazer o que quiser nesse intervalo. Mas não existem zonas de exclusão ou caixas pretas”.

“Por que removemos as caixas pretas? Foi removido porque não queremos que nenhuma das fabricantes fosse bloqueada em uma situação onde teriam uma boa ideia, mas não podiam introduzi-la por causa da caixa preta. Não queremos um cenário onde qualquer uma de nós dizer que não pode tirar a diferença por causa das regras. Acho que qualquer conjunto de regras que torna mais difícil para as pessoas recuperarem o atraso é ruim”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.