F1 – Coughlan tem certeza que a Williams pode construir carro competitivo

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 às 12:36

m coughlanO diretor técnico da Williams, Mike Coughlan, acredita que a equipe identificou todos os elementos chave para garantir que possa construir um carro bem sucedido, após enfrentar dificuldades durante a temporada 2011.

“As instalações aqui são absolutamente de primeira classe, e a única coisa que não fizemos é utilizá-las corretamente”, disse Coughlan na revista oficial da equipe.

“Tem havido uma análise profunda sobre o que estamos fazendo de errado e onde precisamos melhorar, e chegamos à conclusão de que alguns erros estratégicos foram cometidos no passado”.

“Nós identificamos os elementos chave que precisamos colocar no lugar, não apenas para a próxima temporada, mas para sempre, a fim de podermos construir um carro de sucesso todos os anos. Precisamos tanto de performance quanto de confiabilidade, pois são esses fatores que vencem corridas e campeonatos, e sentimos que agora estamos indo na direção certa”.

Coughlan avalia que os problemas da equipe durante a temporada 2011 não se deveram exclusivamente à aerodinâmica do carro, mas também ao caminho de desenvolvimento que a equipe seguiu durante o curso do ano.

“Não acho que é apenas aerodinâmico, creio que tomamos algumas decisões onde efetivamente arriscamos em algo que nos custou performance do ponto de vista da dinâmica do veículo, mas que foram compensadas pelo ganho aerodinâmico”, disse ele.

“Isso obviamente não deu resultado – caso contrário, teríamos nos saído bem melhor nesta temporada. Você também precisa levar em conta que o assoalho soprado se tornou cada vez mais predominante”.

“Gastamos muito tempo de desenvolvimento no túnel de vento analisando quanto tempo um assoalho soprado poderia nos dar, mas acabamos decidindo que não poderíamos fazê-lo, então, em retrospecto, podemos dizer que esse tempo teria sido melhor gasto trabalhando em um assoalho não soprado”.

“É difícil, porque você não sabe quais serão os ganhos no início, e muito tempo é gasto na busca pela resposta. Em certo momento, pode ficar claro que o esforço não valeu a pena”.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.