F1 – Conversas sobre os pneus vêm dominando a temporada 2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013 às 9:23

Pneus Pirelli

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Em meio a todas as críticas cercando a estratégia da Pirelli na Fórmula 1, a marca italiana ganhou o apoio de Bernie Ecclestone.

“Se os pneus durassem de janeiro a dezembro, haveria outra coisa para ser comentada”, declarou o chefe executivo da categoria à Reuters. “O lado bom disso é que volta a ser um pouco quando os pilotos tinham de cuidar de seus freios, caixas de câmbio e coisas assim”.

Entretanto, o desgaste rápido pode nem ser o maior problema. A grande dificuldade é que as equipes e os engenheiros não compreendem como fazer os pneus funcionarem. A Red Bull reclamou bastante nas etapas iniciais de 2013, mas Sebastian Vettel foi totalmente dominante no Bahrain.

“Nós estávamos realmente preocupados, mas acabou sendo bem fácil”, declarou Helmut Marko ao jornal Kleine Zeitung. Porém, no outro carro pilotado por Mark Webber – que “teve de lutar no meio do pelotão” – os pneus simplesmente “desapareceram”, explicou Marko.

Foi uma história similar para Nico Rosberg, da Mercedes, que conquistou a pole no Bahrain antes de a temperatura alta no domingo fazer seu rendimento despencar.

“Nós sabemos que as temperaturas mais baixas na Europa serão boas para nós”, disse o companheiro de equipe Lewis Hamilton à agência de notícias DPA. O chefe da organização, Ross Brawn, concordou: “Os pneus são iguais para todos, mas nestas condições (temperatura alta), não somos tão bons quanto nossos competidores”.

Mas nem sequer é tão simples quanto ter pista limpa ou encontrar temperaturas que favoreçam a combinação carro-pneu.

“Creio que estes pneus são muito complexos”, declarou Christian Horner, chefe da Red Bull, à Sky. “Quando você está na janela, pode ter uma exibição dominante como nós tivemos (no Bahrain). Contudo, essa janela é extremamente estreita, e se você estiver fora dela, talvez precise fazer quatro ou cinco paradas”.

Alex Wurz, ex-piloto de Fórmula 1, duvida que a Red Bull realmente entende por que dominou o último fim de semana. “Se eles sabem, serão extremamente fortes até o final da temporada”, disse ele ao Motorline.cc. “Porém, algumas vezes só acontece e você não sabe por quê. É uma ciência que ninguém compreende de fato”.

Webber, da Red Bull, concorda: “Os pneus ditam tudo. Se você não está na janela operacional correta, os tempos de volta despencam”, afirmou o australiano na Servus TV. “Vimos a Lotus adotar estratégias de duas paradas, enquanto Jenson Button precisou entrar quatro vezes, apesar de ser conhecido como ‘mago dos pneus’. Ainda estamos em um processo de aprendizado”.

 

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