F1 – Controvérsia explode com a nova final de pontos dobrados

terça-feira, 10 de dezembro de 2013 às 9:37

GP de Abu Dhabi de 2013

Publicações internacionais descreveram a controversa decisão de distribuir pontos dobrados na etapa final da temporada 2014 como “estranha” (Bild) e “louca” (Gazzetta dello Sport).

E Alan Baldwin, correspondente da Reuters, disse que os fãs da Fórmula 1 expressaram “decepção e irritação nas mídias sociais”, enquanto o ex-piloto Taki Inoue descreveu a mudança como “um jogo do Mario da Nintendo”. O japonês acrescentou no Twitter: “Sem cogumelo?”

A reação ocorreu após uma reunião do Grupo de Estratégia e da Comissão da Fórmula 1 na segunda-feira em Paris, com a mudança de regra “aplicável imediatamente” por causa do “mandato” concedido ao presidente da FIA, Jean Todt, na recente reunião do Conselho Mundial de Automobilismo.

A FIA afirmou em uma declaração: “Pontos dobrados para os pilotos e construtores serão distribuídos na corrida final da temporada a fim de maximizar o foco no campeonato até o término da campanha”.

Escrevendo no Daily Mail, o correspondente Jonathan McEvoy disse que os responsáveis pelas decisões na Fórmula 1 “minaram a categoria com um truque que deveria ser colocado junto com os irrigadores e os grids invertidos no arquivo das idéias esquisitas”.

“Por que uma única corrida deveria valer mais?” questionou Rafael Lopes, correspondente brasileiro da Globo. “É um modo bastante artificial de manter o campeonato vivo até o último GP”.

“Por que um piloto mediano com um carro pouco confiável deveria ter a mesma chance só por causa do sistema de pontuação? E sem dizer que Abu Dhabi, até hoje, não sediou quase nenhuma boa corrida em uma pista muito tediosa”, acrescentou ele.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.