F1 considera nova mudança no sistema de pontuação

sexta-feira, 6 de julho de 2018 às 14:20

Vijay Mallya

A Fórmula 1 poderia oferecer pontos aos seus 20 pilotos, com novos planos sendo considerados pelo Grupo de Estratégia. O co-proprietário da Force India, Vijay Mallya, disse que a reunião do grupo na quarta-feira incluiu uma discussão sobre a extensão dos pontos para a 15ª ou a 20ª posição.

“Eles estão considerando se o sistema de pontuação deve ir até o 20º lugar, ou seja, cada carro marca um ponto se terminar a corrida”, disse Mallya à mídia em Silverstone. “O último começa com um ponto e sobe. Ou se a pontuação até 10º deve ser estendida até 15º”.

O sistema de pontos da Fórmula 1 foi revisto muitas vezes desde o início do campeonato em 1950. Originalmente, apenas os cinco primeiros pilotos marcavam pontos, uma vitória valia oito pontos e um ponto era concedido por marcar a volta mais rápida durante uma corrida.

Desde a mudança mais recente, introduzida em 2010, os pontos são marcados pelos dez primeiros pilotos em todas as corridas. Uma vitória agora vale 25 pontos, e o ponto para a volta mais rápida foi descartado décadas atrás.

Mallya apontou que as equipes têm que pagar uma taxa para a FIA com base em quantos pontos marcam. “Meu comentário foi o fato de que, considerando que temos que pagar por cada ponto para a FIA, vamos ter que analisar isso em paralelo”, finalizou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.