F1 – Conjecturas para o GP da Austrália

sexta-feira, 14 de março de 2014 às 21:45

GP da Austrália de 2013

Os carros estão um pouco diferentes e o som está muito diferente, mas a Formula 1 está de volta. Nos dois treinos livres os carros não quebraram tanto e nem as equipes ficaram com medo de treinar. Conseguiram coletar muitos dados, que parecem ser razoavelmente consistentes. A diferença entre os melhores e piores tempos ficou em cerca de cinco segundos, com 13 carros dentro de 1.7s . Os dados de corrida sugerem diferenças maiores.

Em comparação com o TL2 no ano passado, o ritmo de corrida do carro mais rápido é cerca de 1s mais lento, e os efeitos relativos de combustível e pneus parecem ser bastante semelhantes. O que significa que se o efeito de combustível é cerca de dois terços do ano passado (100 kg a 150 kg), então a degradação dos pneus também é cerca de dois terços do que foi no ano passado. Há alguma evidência de degradação dos pneus, especialmente no trecho longo de Massa, mas em geral os pneus parecem muito bem comportados. A maioria dos pilotos não deve fazer mais que duas paradas no domingo.

Em relação ao ritmo de corrida, a maioria dos carros fez trechos consistentes para se avaliar, mas não há nada da Caterham e de Maldonado. Gutierrez também não fez trechos longos. Grosjean foi interessante – ele fez três voltas (de quatro) em um bom ritmo, mas se isto é realmente representativo é uma grande questão.

Abaixo você tem os stints mais relevantes de cada carro.

Mais rápidos: Rosberg , Hamilton
0,5 s Grosjean (novamente, com certeza isso não parece real)
0,6 s Vettel
1,0 s Bottas
1,4 s Alonso (começa em 1.0s e despenca para 1,7 s até o final do stint)
1,4 s Perez
1,5 s Button, Hulkenberg
1,6 s Ricciardo
+2.0 S Massa
2,2 s Magnussen
2,8 s Vergne, Kvyat
3,0 s Raikkonen (sim, realmente… algum problema no carro ?)
4,5 s Sutil
6,0 s Bianchi
6,7 s Chilton

E o que nós vemos? Bem, correndo pela ordem, à primeira vista, não vemos muito o que poderíamos esperar. Mercedes no topo, sim, mas, em seguida, Grosjean (certamente isto não é real?) e Vettel (este parece real). Então nós temos Bottas, Perez, Button e Alonso. Curiosamente, a Ferrari começa como o mais rápido do grupo, e acaba como o mais lento. Se isto é o uso dos pneus, configurações de motor ou qualquer outra coisa é algo que simplesmente não dá para saber.

Também é interessante que, além da Mercedes, cujos pilotos estão praticamente igualados, Force India e Toro Rosso, há uma  diferença muito grande entre os pilotos das outras equipes. Parece haver entre 0,7 s e 1,3 s entre os pilotos, o que daria cerca de 1s de diferença entre os compostos em ritmo de corrida, mas também pode ser a configuração do motor, ou mesmo os próprios pilotos.

A favorita parece ser a Mercedes, assim como esperado a partir dos testes. Mas depois pode ser qualquer um. As voltas consistentes de Vettel e Bottas sugerem que eles são os mais propensos a desafiar a Mercedes. Então temos Force India, McLaren e Ferrari numa batalha, embora o ritmo caindo da Ferrari seja uma preocupação. A Toro Rosso fica um pouco à deriva, mas longe de ir tão mal como a Sauber, que parece estar em dificuldades. A Marussia vem muito atrás.

Se nenhum carro da Mercedes quebrar eles devem fazer P1 e P2. Vettel, obviamente chegando ao final, deve dividir o pódio.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.