F1 – Conheça o homem cotado para chefiar a nova equipe Renault

quarta-feira, 30 de setembro de 2015 às 13:13
Frederic-Vasseur

Frederic Vasseur

Os planos estão lentamente mostrando que a Renault vai retornar como uma equipe de fábrica da F1 comprando Lotus F1. A questão agora é quem será o chefe da nova equipe.

Embora Cyril Abiteboul tenha levado a Renault Sport F1 através das últimas temporadas turbulentas com a Red Bull, o mais provável é que ele permaneça como chefe de operação de motores nas instalações da Renault em Viry Chatillon, enquanto o chefe atual da ART Grand Prix, Frederic Vasseur é o candidato preferido para ser o chefe da equipe, que fica baseada em Enstone, Oxford.

Vasseur não tem experiência de F1, mas Eric Boullier também não tinha quando assumiu a equipe Renault F1 em 2010, logo depois de ter sido adquirida pela Genii. A equipe posteriormente se tornou Lotus e agora está prestes a voltar a ser Renault.

No entanto Vasseur tem o perfil perfeito para um novo chefe de equipe de F1. Ele tem 46 anos e chefia a ART com muito sucesso por 10 anos. Pelas suas mãos passaram talentos como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas, Nico Rosberg e Jules Bianchi. Todos eles, e mais alguns – tornaram-se campeões em seus caminhos rumo a F1.

Agora, o protegido da McLaren, Stoffel Vandoorne está no limiar de continuar a tendência em 2015 com o título da GP2. De fato, sua equipe tornou-se uma escola de lapidação para os melhores talentos de monopostos.

“Fred é o cara mais esperto que eu já conheci”, disse o chefe da Mercedes chefe da Mercedes Toto Wolff, quando entrevistado pelo L’Equipe em junho deste ano para um perfil.

Vasseur é conhecido na França como o ‘Sr Automobilismo’ e está envolvido em várias categorias; além da equipe ART que ele tem com Nicolas Todt, filho do presidente da FIA, Jean Todt, ele tem uma empresa de simuladores (ACO) para pilotos que querem guias em Le Mans, além da Spark Technologies, que constrói os carros de Fórmula E.

Quanto ao seu estilo e métodos de trabalho, Sebastien Buemi lança uma luz sobre isso, dizendo: “É verdade que Fred é um cara duro. Quando eu comecei com ele, em 2007, eu encontrei alguém bastante austero. Mas logo essa imagem que é normal para um chefe de equipe, deu lugar a alguém que era mais parecido com o pai de uma família.”

Vasseur quase entrou na F1 em 2010, quando as novas equipes como Caterham, HRT e Marussia entraram na categoria. No entanto, ele decidiu não por causa da inevitável luta na parte de trás do grid que aquelas equipes enfrentariam, “Eu gosto muito de ganhar e preferi ficar em categorias de nível alto onde poderia competir na frente.”

No entanto, isso passou a ser um negócio inacabado para um homem que ganhou tudo abaixo da F1 e Vasseur foi sondado pela Renault no mês passado, quando a aquisição da Lotus começou a a tomar forma.

Ele não assinou ainda, mas há fortes razões para pensar que ele aceitará. “Quando a França chama, você tem que ouvir,” teria dito. Alain Prost provavelmente terá algum tipo de papel no projeto também.

Pilotos pós-graduados ART GP
Nico Rosberg – campeão da GP2 em 2005
Lewis Hamilton – campeão da GP2 em 2006
Sebastian Vettel – vice-campeão da F3 europeia de 2006
Paul di Resta – campeão da F3 europeia de 2006
Nico Hulkenberg – campeão da F3 europeia de 2007 e campeão da GP2 em 2008
Jules Bianchi – campeão da F3 europeia de 2009
Esteban Gutierrez – campeão da GP3 em 2010
Valtteri Bottas – campeão da GP3 em 2011

Outros pilotos conhecidos que chegaram na F1
Pastor Maldonado (contratada para Lotus / Renault F1 da equipe para 2016)
Sebastien Buemi
Kamui Kobayashi
Giedo van der Garde

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.