F1 – Conclusões do início da temporada

quinta-feira, 23 de julho de 2020 às 12:18

Largada GP da Hungria de 2020

Colaboração: Felipe Mateus

Depois de 7 meses de espera, finalmente a temporada 2020 da Fórmula 1 começou, com uma sequência de duas provas no Red Bull Ring e uma prova no Hungaroring. Além de serem pistas com características diferentes, houveram condições de pista diferentes, com um treino classificatório na chuva no GP da Estíria, além do início de corrida com pista úmida na Hungria. Dessa forma, é possível tirar algumas conclusões desse início de temporada, vamos a elas!

Mercedes segue dominante, e Hamilton o piloto a ser batido
A equipe alemã que domina a F1 desde 2014, mostrou que ainda está muito à frente das demais equipes, tendo dominado os 3 GPs, tanto no seco como no molhado, além de mostrar ser um carro competitivo em pistas velozes como o Red Bull Ring e pistas travadas como o Hungaroring. A equipe ainda conta com o talento de Lewis Hamilton, que depois de uma abertura de temporada problemática, mostrou que tem tudo para seguir quebrando recordes e conquistar o hepta campeonato em 2020.

Red Bull é a segunda força
Apesar dos problemas na classificação na Hungria e de confiabilidade na abertura da temporada, a equipe austríaca já mostrou que está isolada como 2ª força na temporada de 2020. Contando principalmente com a velocidade de Verstappen, já que pelo menos até aqui em 2020, Albon ainda está devendo um pouco com relação ao companheiro.

Ferrari em crise
Já era de conhecimento público que o carro da equipe não tinha um bom desempenho desde a pré-temporada, mas depois de 3 GPs, fica claro que a equipe não deve brigar na frente nessa temporada e talvez nem em 2021, devido a regra da manutenção do mesmo carro para o ano que vem. A equipe ainda teve que lidar com um abandono duplo depois de uma manobra agressiva de Leclerc no GP da Estíria, que tirou os 2 carros da corrida. Apesar disso, os italianos contaram com a sorte e um ótimo desempenho de Leclerc na abertura da temporada para conseguir um 2º lugar, que pode até ser o melhor resultado da equipe nessa temporada. O ano de 2020 deve ser um ano de briga no meio do grid para os italianos.

Pelotão intermediário equilibrado
A briga deve ser intensa pelo P3 no campeonato de construtores, com a Racing Point aparentando começar o ano um passo à frente das suas concorrentes, apesar da Mclaren também ter mostrado um bom desempenho até aqui. Ainda é bom lembrar da Ferrari como uma outra equipe que vai brigar pelo P3 nessa temporada, já a Renault parece estar um passo atrás, pelo menos nesse momento de início da temporada. Outra equipe que deve pontuar eventualmente, mas não deve ser uma concorrente muito forte nas equipes do pelotão intermediário é a Alpha Tauri.

Williams mostrando recuperação
Depois das piores temporadas da história da equipe inglesa nas últimas temporadas, a Williams voltou a mostrar algum bom desempenho pelo menos nas sessões de classificação, Russell consegui largar na P12 nos dois últimos GPs, e Latifi conseguiu colocar sua Williams no Q2 na Hungria. A equipe ainda precisa melhorar o ritmo de corrida, já que até agora mostrou ser o carro mais lento nessas condições, mas já é possível ver uma luz no fim do túnel para a equipe.

Manutenção dos carros por duas temporadas
Para terminar, é bom lembrar que esse cenário da Fórmula 1 deve ser muito parecido na próxima temporada, devido a manutenção dos carros para 2021 com somente algumas mudanças sendo permitidas. Dessa forma o que acontecer em 2020 tem grande chance de se repetir em 2021, enquanto a F1 se prepara para as grandes mudanças de 2022.

Felipe Mateus
Curitiba – PR

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.