F1 – Conceito da asa traseira da Mercedes é aprovado pela FIA

quinta-feira, 15 de março de 2012 às 12:32

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As esperanças da Mercedes de confirmar sua boa forma nos testes de inverno receberam um impulso, com a FIA confirmando antes do GP da Austrália que um conceito radical da asa traseira que foi inventado pela equipe é legal.

A organização baseada em Brackley despertou o interesse de suas rivais nos testes da pré-temporada, com seu W03 tendo sua própria versão de um conceito do duto-F na asa traseira – que alguns suspeitaram que era ativado por passagens que se abriam com o movimento dos elementos superiores da asa durante a ativação do DRS.

Entende-se que as equipes rivais questionaram a legalidade do sistema – que canaliza o ar pelas laterais da asa para o plano principal a fim de ajudar a neutralizar a asa e aumentar a velocidade nas retas. No entanto, apesar do modo como o sistema efetivamente usa o movimento do piloto quando ele ativa o DRS, a FIA não tem dúvidas de que está de acordo com o regulamento.

Quando o site Autosport lhe pediu para esclarecer a situação, o chefe do departamento técnico da FIA, Charlie Whiting, declarou: “Algumas equipes estão questionando o sistema, levando em conta que elas acreditavam que os dutos-F estavam banidos. Bem, eles não estão banidos”.

“No final de 2010, todos estavam usando dutos-F operados pelo piloto, e o regulamento que foi mudado baniu especificamente o uso do movimento do piloto para influenciar a performance aerodinâmica do carro – o que acabou com aquela geração dos chamados dutos-F”.

“No começo do ano passado, com os engenheiros não podendo desaprender as coisas, eles tentaram conseguir aquele efeito usando meios diferentes, e falaram sobre abrir e fechar um duto tendo uma interação com a suspensão. Nós negamos, porque não é o propósito primário do sistema de suspensão – que é isolar o carro das ondulações da pista”.

“Houve uma longa discussão sobre isso no Grupo de Trabalho Técnico no início do ano passado, visando garantir que isso estava claro para todos. Parece que algumas equipes saíram daquela reunião com a impressão de que os dutos-F estavam banidos em geral. Mas eles não estão”.

Whiting não revelou detalhes adicionais de como funciona o sistema da Mercedes, mas o vê como completamente passivo. “O que algumas equipes aparentemente estão fazendo é que, quando o DRS é operado, permite que o ar passe por um duto e faça outras coisas”, explicou ele.

“Isso é tudo o que posso dizer – você provavelmente tem uma boa idéia do que pode estar fazendo, assim como as outras equipes. Mas é completamente passivo. Não há partes móveis, não interage com a suspensão. Portanto, não consigo ver uma regra que o proíba”.

LS – www.autoracing.com.br 

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