F1 – Como funcionaria um fim de semana com a corrida curta ou “Super Classificação”?

quinta-feira, 4 de março de 2021 às 11:40

Largada Fórmula 1

Por: Adauto Silva

A Fórmula 1 quer melhorar o espetáculo do final de semana de um GP, que começa na sexta-feira com os treinos livres e termina no domingo após o GP ser realizado.

Os treinos de sexta-feira são interessantes para nós apaixonados, mas bastante enfadonhos para o grande público, a não ser por poucos minutos onde todos os pilotos juntos fazem duas ou três voltas voadoras.

Pior que isso, o TL1, TL2 e TL3 oferecem muito tempo para as equipes testarem a acertarem seus carros de maneira perfeita ou quase perfeita. Com isso, em 95% das vezes vemos o melhor carro com o melhor acerto e com o melhor piloto daquela equipe fazer a pole no sábado e quase sempre vencer a corrida de domingo.

É aquela velha máxima de quase todos os esportes: Quanto mais treino, menos imprevisibilidade.

Por isso, para tentar mudar um pouco essa dinâmica extremamente previsível, o novo formato do fim de semana teria sextas-feiras e sábados completamente diferentes nos GPs onde houvesse a corrida curta ou, como querem querem a chamar, “Super Classificação”.

Além disso, esse formato daria muita ênfase à dupla piloto-engenheiro que conseguisse trabalhar juntos melhor e mais rápido para deixar o carro o melhor possível para classificar depois de apenas 1 hora de treino, o TL1.

A Fórmula 1 ainda está estudando exatamente como fazer esse final de semana, mas o que está na mesa neste momento com o apoio da esmagadora maioria da F1 – exceto de alguns pilotos – é o seguinte:

Sexta-feira
O Primeiro treino livre (TL1) aconteceria, mas com apenas 1 hora e não mais 1 hora e meia como é hoje.

O segundo treino livre seria extinto e substituído por uma classificação para a corrida curta ou Super Classificação de sábado. A grande diferença aí é que os carros já iriam classificar depois de apenas 1 hora de treinos livres, enquanto hoje eles treinam 4 horas (TL1, 2 e 3) antes da classificação. E quem fizer a pole nessa classificação de sexta, larga na pole na corrida curta – ou Super Classificação – de sábado. O Último larga em último. Nada de grid invertido.

Sábado
No sábado, não está claro ainda se haveria um treino livre de manhã, mas provavelmente sim, nem que ele fosse um pouco encurtado para 45 minutos, por exemplo.

À tarde, ao invés da classificação normal, teremos a Super Classificação, que será uma corrida curta de cerca de 100 km (cerca de 1 hora) e o resultado desta corrida curta, por sua vez, decidirá a ordem de largada para o evento principal no domingo. Não há grid invertido aí também. Quem ganhar a corrida curta ou Super Classificação, largará na pole no GP principal de domingo. O segundo colocado de sábado largara em P2 no domingo, o terceiro em P3 e assim por diante.

Também não está claro ainda se os pilotos terão que trocar pneus na Super Classificação de 1 hora de corrida, se será livre ou se haverá uma troca obrigatória.

Pontos da corrida curta ou Super Classificação serão dados aos oito primeiros em uma escala inferior ao habitual 25-18-15-12-10-8-6. Ainda não está decidido quantos pontos esses 8 primeiros pilotos receberiam, mais eu daria um terço dos pontos de uma corrida longa, 8-6-5-4-3-2-1.

Isso faria da sexta-feira e dos sábados dias muito mais movimentados e emocionantes do que são hoje, além de poder mexer com o grid da corrida curta de sábado, uma vez que os carros terão muito menos tempo – apenas o TL1 de 1 hora – para treinar e encontrar o acerto ideal.

Domingo
No domingo nada muda, a corrida teria a duração normal que sempre teve e também com todos os pontos.

O GP principal de domingo continuaria ser o ponto alto do fim de semana e dificilmente seria afetado por essas mudanças, já que os melhores carros e pilotos já teriam passado por várias etapas do final de semana e muito provavelmente já teriam se imposto como os melhores a serem batidos.

Montreal, Monza e Interlagos são as três pistas onde pretende-se testar esse formato.

Como o objetivo disso não é melhorar ou piorar as estatísticas de pilotos e equipes, mas sim melhorar a competitividade, emoção e a dinâmica de todo o final de semana, se os pontos da Super Classificação forem formatados de forma inteligente, a coisa pode realmente funcionar!

Adauto Silva
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