F1 – Como a vitória de Pastor Maldonado impulsionou decisivamente a Mercedes

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020 às 12:24

Toto Wolff explicou como Mercedes e Lewis Hamilton poderiam não ter dominado a Formula 1 nos últimos anos, se não fosse pela impressionante vitória do pastor Maldonado no GP da Espanha em 2012.

A Mercedes garantiu um recorde de seis títulos consecutivas na F1, com Hamilton coroado campeão dos pilotos em cinco ocasiões, estando agora a uma curta distância dos recordes mais prestigiados de Michael Schumacher.

Os Prateados não dominaram seu retorno à F1 em 2010, porque as preocupações com o orçamento limitaram a equipe, mas a vitória de Maldonado em Barcelona com a Williams – onde Wolff era um investidor na época – chamou a atenção da empresa-mãe da Mercedes, Daimler.

Isso despertou interesse da Daimler em Wolff, que assumiria a equipe no ano seguinte e lideraria o desenvolvimento da Mercedes conquistando tudo o que apareceu desde o início da era V6 Híbrida.

Wolff disse: “Eles queriam ter uma opinião externa. Tentei mostrar as coisas e dar minha avaliação. Eu tinha apenas um ano de meu cargo na Williams. Naquele ano, vencemos uma corrida, o GP de Barcelona de 2012 com Pastor.”

As perguntas que o CEO da Daimler, Dieter Zetsche me fez foram: ‘Como você conseguiu ganhar uma corrida com a Williams e como podemos fazer isso também na Mercedes? Com quais recursos você opera?

“E, no final, foram os mesmos recursos. Foi numa outra reunião de acompanhamento que surgiu a ideia: ‘Você imagina conseguir fazer isso conosco?’

“A mudança na percepção da diretoria do nosso projeto ocorreu no final de 2012, no início de 2013. Me pediram para fazer uma comparação sobre se a organização e os recursos da equipe Mercedes poderiam atender as expectativas para ganhar campeonatos mundiais.”

“Meu resumo foi que eu disse: ‘Você trabalha com uma organização, estrutura e recursos semelhantes aos da Williams. Minha aspiração na Williams é estar entre os cinco primeiros. Há uma lacuna entre suas expectativas e o que é realmente possível'”.

“Esta decisão teve que ser tomada, e essa decisão foi tomada por Dieter Zetsche e seus colegas do conselho na época. No poker, você dizia ‘All in!'”

“Pagamos essa confiança, não apenas com o sucesso na pista, mas também com os incentivos financeiros que a acompanham, portanto a relação preço-desempenho do nosso compromisso é muito boa hoje.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.