F1 – Como a Honda melhorou seu motor

sexta-feira, 23 de abril de 2021 às 18:06

Yamamoto – Horner – Azaki

Apesar da Honda estar saindo da Fórmula 1 no final deste ano, todos os esforços foram feitos para que ela saísse deixando uma boa impressão com uma UP forte e confiável.

“O plano original era implementar esta nova estrutura de PU este ano, em 2021”, explica Yasuaki Asaki. “Mas então, por uma variedade de razões, foi decidido não prosseguir com uma UP totalmente nova. No entanto, o pensamento sobre isso realmente mudou quando a Honda anunciou que deixaríamos o esporte. Eu conversei com Takahiro Hachigo (ex-presidente da Honda) e disse a ele que gostaríamos muito de implementar essa nova estrutura de UP para o nosso último ano no esporte. E ele gentilmente aceitou esse pedido.”

Considere que a equipe também decidiu enfrentar este desafio no contexto de uma pandemia global. Na verdade, é a primeira vez que a Honda retrabalha a estrutura de sua unidade de potência desde que voltou ao desenvolvimento de motores de F1 em 2015.

“Esta é a primeira vez que chegamos ao ponto de mudar a estrutura da própria UP. Mas acho que o maior desafio que tivemos até agora foi na época da McLaren, quando fizemos grandes mudanças no MGU-H, mudamos o posicionamento do compressor e da turbina em relação ao bloco V. Acho que os maiores desafios foram naquela época.

Um dos fatores que impulsionaram a necessidade de uma nova estrutura foi o desejo de aumentar a eficiência da combustão. Alterar um aspecto teve efeitos indiretos no resto da unidade:

“Em primeiro lugar, mudamos o layout do eixo de comando para ficar muito mais compacto e também abaixamos sua posição para que ficasse mais perto do solo”, revela Asaki-san. “Também tivemos que mudar o ângulo da válvula. O ponto principal do que mudamos foi melhorar a eficiência da combustão. Para fazer isso, tivemos que mudar o ângulo da válvula e para fazer isso tivemos que mudar o eixo do comando de válvulas. ”

As atualizações vão muito mais longe. A tampa do cabeçote foi redesenhada para melhorar o fluxo de ar, a distância entre os furos dos cilindros foi encurtada para tornar o motor menor e o deslocamento do banco do cilindro foi revertido para beneficiar o pacote. A nova unidade de potência tem um centro de gravidade mais baixo. Graças a todas essas melhorias, os designers da Red Bull tiveram mais liberdade para otimizar o chassi como queriam, sem ter que fazer concessões para se adequar ao hardware da Honda.

Também houve uma melhoria na parte híbrida que não foi explicado como a Honda fez. Mas Asaki-san disse que agora a potência elétrica pode ser explorada por mais tempo do que era até antes da ultima atualização de 2020.

AS - www.autoracing.com.br

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