F1 – Comissários investigam carro de Vettel em Abu Dhabi

sábado, 3 de novembro de 2012 às 15:48
Sebastian Vettel em Abu Dhabi

Sebastian Vettel em Abu Dhabi

A equipe Red Bull foi questionada pelos comissários em Abu Dhabi, que querem explicações do porquê o carro de Sebastian Vettel não ter retornado aos boxes após sua volta de classificação no Q3.

O alemão se recuperou de uma sessão de treinos conturbada no final e garantiu o terceiro lugar no grid, atrás de Lewis Hamilton e Mark Webber.

No entanto, perto do fim de sua volta, Vettel ouviu no rádio para parar o carro imediatamente, o que ele fez na curva 19.

As regras da F1 exigem que os pilotos retornem aos boxes após a classificação por seus próprios meios, para que uma amostra de combustível de um litro possa ser levada do carro para análise.

O artigo 6.6.2 da regulamentação técnica afirma: “Os competidores devem garantir que uma amostra de um litro de combustível possa ser coletada do carro, a qualquer momento durante o evento.”

“Salvo em casos de força maior (que for aceita pelos Comissários Desportivos), se uma amostra de combustível for necessária depois de uma sessão de treinos, o carro em questão deve ter sido previamente levado de volta para os boxes sob seus próprios meios.”

Tanto a Red Bull quanto o fornecedor de motor Renault ficaram em silêncio sobre as razões exatas para terem mandado Vettel parar, mas os comissários exigiram que os representantes de ambas as empresas expliquem o que aconteceu.

No GP da Espanha no início deste ano, Lewis Hamilton foi destituído de sua pole-position e jogado para o fundo do grid, depois de ter parado o carro antes de retornar ao box. Ele tinha pouco combustível e a McLaren o mandou parar para garantir que havia o suficiente a bordo para a amostra.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.