F1 – Comissário diz que Verstappen poderia ter vencido no Bahrain

quarta-feira, 31 de março de 2021 às 9:14

Max Verstappen x Lewis Hamilton

Emanuele Pirro, ex-piloto de Fórmula 1 e comissário no GP do Bahrain, diz que Max Verstappen poderia ter vencido a corrida do último domingo se tivesse se recusado a devolver a liderança para Lewis Hamilton.

A questão dos limites de pista está provocando controvérsia novamente no início de 2021, depois que Hamilton foi além da zebra externa na curva 4 em 30 ocasiões diferentes antes de ser avisado para parar.

“Hamilton excedeu os limites da pista um pouco frequentemente demais, criando uma vantagem repetida”, declarou Pirro, que estava trabalhando na sala dos comissários no último fim de semana, ao Corriere dello Sport. “É por isso que Michael Masi, o único com autoridade para falar com as equipes, alertou a Mercedes”.

Entretanto, os comissários haviam deletado voltas por infrações similares na classificação, causando confusão na garagem da Red Bull.

“Eu não sei como chegou ao ponto onde os pilotos estavam fazendo isso sem receber advertências”, disse Verstappen.

Christian Horner, chefe da equipe, concordou: “Foi frustrante. Nós perguntamos ao controle de prova se nós poderíamos fazer aquilo também. Em uma batalha tão acirrada, há uma vantagem de dois décimos usando aquela parte do circuito. Você não pode dizer que é aceitável usá-la na corrida, mas sem ultrapassagens lá. Deveria ser preto ou branco – não cinza”.

De fato, quando Verstappen passou Hamilton, Masi entrou imediatamente no rádio para avisar à Red Bull que ele teria de devolver a posição. Pirro esclareceu que Masi pode sugerir que um piloto devolva a colocação a fim de evitar uma potencial punição, mas isso não é obrigatório.

“Um diretor de prova nunca obrigará ninguém a fazer nada – ele só pode sugerir”, afirmou o italiano. “Verstappen devolveu a posição e nós não precisamos mais lidar com o caso”.

Porém, em um grande golpe para a Red Bull, Pirro também sugeriu que Verstappen teria recebido no máximo uma punição de cinco segundos – potencialmente suficiente para que tivesse mantido a vitória.

“Se Verstappen não tivesse devolvido a posição, ele teria recebido no máximo uma punição de cinco segundos”, confirmou Pirro.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.