F1 – Comentários pós treinos livres – McLaren – GP de Abu Dhabi 2015

sexta-feira, 27 de novembro de 2015 às 16:31

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 14º/9º colocado: Muitas coisas poderiam estar por trás do desempenho desta tarde: em primeiro lugar, acho que fizemos algumas melhorias para o carro – a equipe segue trabalhando duro para trazer o desempenho. Mas, em segundo, nós provavelmente corremos com o pneu supermacio no melhor ponto da sessão, um pouco mais tarde do que os outros. Estou feliz com o carro, e nosso progresso, mas, infelizmente, eu não acho que vamos estar em nono amanhã. Eu testei o supermacio em ritmo de corrida – como esperávamos, há um pouco de granulação neste pneu em particular, então a corrida vai ser difícil, mas vai ser o mesmo para todos.

Jenson Button, 13º/16º colocado: O nosso lado da garagem estava testando coisas muito diferentes das de Fernando. Nosso programa era ganhar uma compreensão para o próximo ano. Eu vou estar mudando meu carro para as configurações de amanhã, que farão dele um pouco mais agradável, mas é tudo uma aprendizagem útil. O desempenho de Fernando foi muito encorajador – estamos bastante felizes com isso – é muito promissor. Eu vou estar utilizando este acerto no meu carro amanhã, por isso vamos ver como vai ser. O nosso maior problema no pneu supermacio é de superaquecimento no setor final. Isso faz com que o carro fique bastante instável, por isso vamos olhar depois as traseiras ao mesmo tempo, empurrando as frentes ao mesmo tempo para fazê-las funcionar no primeiro setor. É um equilíbrio difícil e vai ser uma corrida interessante.

Eric Boullier, diretor de corridas: Este foi um dia muito ocupado, como tivemos uma série de itens de teste para avaliar durante os treinos livres. Felizmente, fizemos um bom progresso, e nós temos alguns dados muito úteis para levar para casa e estudar para o carro do próximo ano. Além disso, foi gratificante ver Fernando definir um tempo no pneu supermacio que estava dentro de 1s do melhor tempo da tarde; por ter conseguido isso, em um circuito que não esperávamos favorecer nosso pacote, foi encorajador, e é um bom sinal para o resto do fim de semana. Jenson não encontrou um equilíbrio confortável em qualquer uma das sessões de hoje, algo que provavelmente foi agravado pela mudança nas condições do dia para noite, o que não suaviza o seu progresso. No entanto, temos uma boa base para avançar amanhã, e nós vamos fazer progressos nesta noite – pode estar certo.

Yasuhisa Arai, chefe da Honda: Nosso primeiro dia da última corrida em Abu Dhabi correu bem. Ambos as sessões foram concluídas de acordo com os planos de execução, e fomos capazes de confirmar o mapeamento de dados em ambas as unidades de potência. O carro de Fernando teve um sensor de alta tensão entrando em modo de falha no final do TL1, mas uma rápida reposição de peças era tudo o que era necessário para nos prepararmos para o TL2. Ele tinha uma sensação muito boa com o carro durante a sessão da noite, e parecia satisfeito com o acerto geral do carro e a unidade de potência. Jenson correu bem durante as duas sessões, mas parecia lutar para obter as definições do acerto que ele escolheu. No entanto, nós ganhamos uma abundância de dados de ambos os pilotos hoje, por isso vai ser uma noite movimentada para analisar e ajustar ainda mais o acerto de amanhã, em preparação para a classificação e a corrida no domingo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.