F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP de Mônaco 2012

quinta-feira, 24 de maio de 2012 às 18:00

F112-massa-china-sabado-capacete350Felipe Massa, 3º colocado: Nós não conseguimos andar tanto como gostaríamos por causa da chuva que caiu esta tarde, mas estou feliz com a maneira como as coisas correram nesta quinta-feira. O carro pareceu estar bem desde o início da primeira sessão, com um bom equilíbrio em todas as condições e com tração ligeiramente melhor do que esperávamos. Mesmo quando ficamos sem os pneus intermediários na parte final da segunda sessão, o sentimento ainda foi positivo. Quanto aos pneus, nós sequer utilizamos os supermacios, portanto não podemos dizer nada sobre o seu comportamento, enquanto os macios funcionaram bem, também em termos de degradação. Claro, ainda há muito trabalho para fazer para afinar todos os detalhes do acerto, mas temos um dia extra para pensar sobre o que fazer para melhorar nesta área. É difícil fazer previsões sobre a classificação e ainda mais para a corrida, mas definitivamente nós podemos dizer que o primeiro dia de treinos livres pode ser considerado positivo.

Fernando Alonso, 4º colocado: Para nós pilotos, a quinta-feira em Mônaco oferece a melhor oportunidade para andar em uma pista muito original. Quanto mais você gira, mais ganha confiança e quanto mais você força melhor fica o tempo. Esta manhã, conseguimos seguir o nosso programa planejado sem nenhum problema, mas na parte da tarde, a chuva veio estragar os nossos planos e dos outros também. Nós não conseguimos nem utilizar os pneus macios, e apenas o (Jenson) Button conseguiu aproveitar uma janela para tirar o máximo partido dos compostos opcionais, que é como ele estabeleceu o tempo mais rápido. Agora, temos que ver como o tempo vai estar no sábado de manhã: se estiver seco, então talvez nós façamos mais voltas do que o habitual, mas mesmo se chover, teremos que fazer um trabalho visando a corrida. Na verdade, nós não compreendemos tão bem assim os pneus intermediários, pois a pista estava úmida em alguns lugares apenas. Não podemos controlar o tempo, só podemos nos adaptar a ele. Quanto ao carro, eu diria que as primeiras impressões são bastante positivas: tudo parece responder como seria de se esperar. Nós só fizemos algumas pequenas modificações no acerto, tentando melhorá-lo, mas é obviamente muito cedo para se tirar conclusões. Vamos dizer que o fim de semana começou com o pé direito para nós: agora temos que tentar seguir neste caminho.

Pat Fry, diretor técnico: A chuva afetou o um pouco nosso programa na segunda sessão, o que nos impediu de fazer o trabalho habitual para um treino da tarde, centrado em comparação dos dois tipos de pneus trazidos pela Pirelli. Esta manhã, nós trabalhamos principalmente no acerto do carro, que não tem partes novas e significativas além dos habituais ajustes normalmente necessários para isso. Na parte da tarde, nós realmente queríamos testar ambos os pneus em ritmo de classificação e de corrida, mas nós não conseguimos nem mesmo utilizar os supermacios. No final, foi utilizado um jogo de intermediários para cada piloto, mas, mesmo neste caso, as condições da pista não eram exatamente ideais para este pneu. O mesmo se aplica a quase todos, portanto, relativamente falando, não estamos em desvantagem. Claramente, nós temos menos dados disponíveis para definir a melhor estratégia para a corrida de domingo: um pouco mais de improvisação será necessária e teremos que estar ainda mais prontos para reagir a qualquer eventualidade. Nós não tivemos quaisquer problemas em ambos os carros, o que é sempre positivo em uma pista como essa.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.