F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP de Cingapura 2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 às 16:45

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 7º/6º colocado: Nós não podemos dizer que este foi um bom começo, porque não estávamos competitivos, mas se levarmos em conta que no ano passado, ao final de um fim de semana difícil, conseguimos chegar ao pódio, nós não podemos definitivamente jogar a toalha ainda. Temos ainda que analisar os dados, mas certamente temos que ser realistas, porque quando você tem um carro em sexto lugar e o outro em 15º, claro que não é o resultado que esperávamos, sem levar em consideração as atualizações que temos para esta corrida. Agora, temos muito trabalho a fazer para encontrar o acerto adequado e a melhor estratégia. Então, vamos precisar fazer uma boa volta de classificação e atacar do início ao fim da corrida. No entanto, sabemos que não será fácil, porque sofremos mais nas pistas que requerem alto nível de downforce, assim como na Hungria, além do fato de que a Mercedes parece estar em pé de igualdade com a Red Bull aqui, e há outros que também parecem fortes, como Lotus e McLaren.

Felipe Massa, 12º/15º colocado: Este foi um dia difícil, porque eu lutei para encontrar o caminho certo para avançar em ambas as sessões. Na primeira, focamos em avaliar os diversos componentes aerodinâmicos, enquanto na segunda conseguimos completar o programa, fazendo também uma simulação de corrida, começando com pneus supermacios e acabando com médios. Junto com a equipe decidimos ir em outra direção para tentar encontrar um acerto com o qual eu estava mais confortável nesta pista. Infelizmente isso não produziu os resultados que esperávamos. Creio que para a classificação de amanhã precisamos refazer nossos passos, tentando melhorar o equilíbrio do carro. Tenho certeza de que vai ser melhor e que eu vou conseguir encontrar mais uma vez o carro que eu estou acostumado a guiar.

Pat Fry: Como geralmente acontece em um circuito de rua, a evolução das condições da pista é um fator-chave, especialmente quando você está trabalhando para encontrar a configuração de acerto e aerodinâmica mais adequada. Portanto, não devemos focar na melhoria da pista, mas sim no que os pilotos estão sentindo. Hoje tentamos obter uma boa compreensão da dirigibilidade do carro e viramos a maior parte da nossa atenção para o comportamento dos pneus médios e supermacios, algo muito importante por causa das temperaturas aqui. Tal como tem sido o caso nos últimos GPs, em ambas as sessões, Fernando e Felipe trabalharam em diferentes programas, de modo a obtermos o máximo de informações possível e o máximo do pacote que temos neste fim de semana. Será importante ter boa aderência dianteira, otimizando a tração da parte traseira para enfrentar a seqüência de curvas que compõem este circuito de alta pressão aerodinâmica. Na sexta-feira, nunca é fácil entender onde você está em comparação com os outros, mas certamente os nossos principais rivais parecem ter algo extra.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.