F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP de Cingapura 2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 às 15:25

Fernando AlonsoFernando Alonso, 3º colocado: Nós testamos vários novos componentes no carro: alguns parecem ser positivos, outros nem tanto, mas talvez no caso destes últimos seja preciso gastar um pouco mais de tempo para o desenvolvimento, tanto como possível. Em geral, eu diria que hoje foi positivo, mesmo que a primeira impressão seja de que não somos tão competitivos aqui como em Monza. Ainda nos falta um pouco de desempenho em pistas como esta, onde você precisa de máximo downforce aerodinâmico. Pelo que vimos hoje, não há uma diferença significativa entre os dois tipos de pneus, mas vamos ter que esperar até amanhã para obter uma imagem clara desta situação. Talvez a diferença hoje seja um pouco exagerada pela evolução da superfície da pista. Testar os pneus em ritmo de corrida é muito complicado em uma pista como esta, por causa do tráfego, por isso é difícil fazer uma comparação direta com os nossos principais concorrentes. Estou razoavelmente certo de que, no domingo, vamos ter desgaste bastante significativo e vai ser importante controlar isso tão bem quanto possível.

Felipe Massa, 9º colocado: Não foi um dia fácil para mim. O carro não esteve bem o dia todo e eu também sofri particularmente com o desgaste dos pneus em ambas as sessões. No final da segunda, encontramos algo que não estava funcionando corretamente, mas isso não explica todos os meus problemas. Temos que descobrir o que aconteceu para que possamos corrigir para o restante do fim de semana. Temos ideias razoavelmente claras sobre a direção a se ir em termos de acerto: uma coisa é certa, há muito trabalho a ser feito.

Pat Fry, chefe-técnico: Nós tínhamos um programa completo para passar durante as três horas de treinos livres e, apesar das condições da pista não serem as ideais no início da primeira sessão, conseguimos completar praticamente tudo, o que é sempre importante. Dividimos o trabalho entre os dois pilotos: Fernando concentrando principalmente na avaliação de alguns novos componentes, enquanto Felipe focou mais em encontrar o melhor equilíbrio do carro. Ambos analisaram o comportamento dos pneus, coletando tantos dados quanto possível. Fernando começou sua simulação de corrida com pneus supermacios, enquanto Felipe iniciou com macios. Tínhamos várias atualizações para testar, principalmente no lado aerodinâmico: algumas corresponderam, outras não. Devemos estudar os dados cuidadosamente para decidir qual será a melhor combinação para a classificação e a corrida. Há definitivamente muito a se fazer para conseguir o carro certo. Quanto à classificação, será importante a preparação para uma única volta rápida, enquanto para a corrida, a degradação dos pneus será um dos fatores cruciais. Na sexta-feira, é sempre difícil dizer onde estamos em comparação com os outros, mas é claro que os nossos principais rivais parecem muito fortes, tanto em uma única volta como em ritmo de corrida. Dito isto, todos nós sabemos que é domingo que importa.

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