F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP da Itália 2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013 às 15:07

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 2º/5º colocado: O sentimento é o mesmo de qualquer sexta-feira, o que significa que não estamos nem muito felizes nem muito decepcionados com o nosso nível de desempenho e teremos que esperar e ver como vamos nos classificar antes de obter uma imagem verdadeira. A Red Bull parece muito forte novamente aqui e vamos ter muito trabalho pra nos prepararmos tão bem como possível para a classificação, a fim de encontrar os décimos perdidos. Embora ainda tenhamos que analisar os dados reunidos hoje, algumas das atualizações que trouxemos para esta corrida parecem estar funcionando bem, enquanto outras exigem um pouco mais de avaliação. Devemos tirar o máximo proveito do que temos disponível e tentar ter uma boa classificação e uma boa corrida na frente da nossa torcida. Vamos torcer para que o tempo também esteja ao nosso lado, pois a previsão para domingo é de tempestades e é por isso que devemos estar prontos para lidar com quaisquer que sejam as condições. A degradação dos pneus é muito baixa aqui e nós definitivamente veremos menos paradas do que em outras corridas.

Felipe Massa, 14º/8º colocado: Hoje nós conseguimos testar tudo o que tínhamos no nosso programa, que se referia a avaliar várias soluções aerodinâmicas, procurando o nível ideal de downforce. Agora, a nossa próxima tarefa é analisar todos os dados disponíveis para entender como melhorar o carro para a classificação e a corrida. Nem tudo correu perfeitamente, especialmente no final da segunda sessão, quando eu estava saindo da primeira chicane, onde eu tive um problema de caixa de câmbio enquanto tentava mudar da primeira para a segunda marcha, foi direto para a terceira e, nesse ponto, voltei aos boxes lentamente. Nós não sabemos exatamente o que aconteceu, mas eu não acho que foi nada sério. Este não será um fim de semana fácil, porque os nossos principais rivais fizeram grandes tempos de volta com ambos os pneus e em ritmo de corrida, mas vamos fazer todo o possível para sermos os mais competitivos possível.

Pat Fry: O circuito de Monza é único e tem sido sempre um grande desafio quando se trata de aerodinâmica. Aqui, como foi o caso em Spa há duas semanas, o compromisso entre exigência de alta velocidade e boa tração para enfrentar as chicanes é a chave para se obter o melhor desempenho possível. Hoje, tivemos que testar especificações diferentes e, por isso, decidimos dividir o trabalho entre Fernando e Felipe em ambas as sessões. Fizemos uma comparação entre diferentes asas de baixo downforce, para encontrar a configuração ideal. Com Fernando, conseguimos enfrentar o programa sem problemas e ele mostrou um ritmo de corrida encorajador. No entanto, o tempo de Felipe foi reduzido por causa de um problema de confiabilidade na caixa de câmbio. Hoje, vimos que a Red Bull é muito competitiva e há um grupo de carros logo atrás, separados por pequenas margens, o que normalmente é o caso aqui em Monza. Vamos agora prestar atenção a todos os detalhes para maximizar o nosso desempenho e colocar pressão sobre os nossos concorrentes mais próximos.

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