F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP da Itália 2012

sexta-feira, 7 de setembro de 2012 às 14:50
Fernando Alonso em 2012

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 3º colocado: Hoje quase tudo aconteceu, tivemos vários problemas mecânicos e não conseguimos testar tudo o que queríamos, mas todas as peças que falharam podem ser alteradas e, graças a Felipe, temos todas as informações de que precisamos para a classificação e a corrida. Mesmo hoje sendo complicado, ainda foi positivo: é bom que tudo tenha acontecido hoje, porque temos que tentar evitar problemas amanhã e domingo. Estou otimista sobre o equilíbrio do carro, que nós não tivemos que mudar entre os treinos. Espero ver diferentes estratégias na classificação, porque não parece haver muita diferença entre os pneus médios e duros. Na corrida vamos ter que usar os dois e assim, no final, tudo se equilibra. Comparando com Spa, aqui estamos no ritmo, talvez tenhamos um pouco mais de pressão aerodinâmica e estamos ganhando tempo entre as duas curvas de Lesmos e a segunda chicane, embora estejamos perdendo no primeiro setor com as duas retas longas. Vamos analisar estes detalhes esta noite e amanhã vamos tentar melhorar também em termos de velocidade máxima, o que provavelmente foi o nosso ponto fraco hoje.

Felipe Massa, 4º colocado: Foi um dia muito positivo, pois eu consegui aproveitar mais o tempo de pista, completando todo o programa que tínhamos planejado para esta sexta-feira. Eu fiz muitas voltas comm ambos os tipos de pneus, na parte da manhã e da tarde, incluindo uma simulação de corrida para avaliar a dirigibilidade da melhor forma possível. No momento, não parece haver muita diferença entre os dois compostos em termos de desempenho, como também se pode ver pelos tempos dos outros pilotos, mas vamos ter que ver como será amanhã, porque a diferença pode aumentar à medida que as condições da pista melhorem, o que será um fator importante para a classificação e a corrida. Também estou satisfeito com os meus tempos por volta, pois eu estive sempre lá em cima com os carros mais rápidos em ambas as sessões. Vamos tentar melhorar o acerto do carro ainda mais amanhã, mas estou confiante para o resto do fim de semana. Estou muito satisfeito por estar aqui em Monza na frente dos nossos fãs, e eu realmente espero que este dia positivo seja o início certo para obter um grande resultado para eles!

Pat Fry, diretor técnico: Os mecânicos definitivamente não tiveram tempo para ficar entediados. Hoje tivemos problemas de confiabilidade diferentes no carro do Fernando, o que significou que ele foi incapaz de seguir o seu programa planejado. É muito incomum para nós termos três problemas em três áreas distintas – motor, freios e caixa de câmbio – no mesmo dia, por isso temos que olhar muito de perto o que aconteceu, para garantir que não volte a acontecer. Quanto à caixa de câmbio e ao motor, não eram unidades que estávamos planejando usar na corrida, por isso não vamos ter penalidades amanhã. Felipe, por sua vez, conseguiu andar bastante e reuniu dados importantes para a equipe, tanto sobre as diferentes configurações aerodinâmicas como sobre o comportamento dos dois pneus – duros e médios. Pelo que pudemos ver, o grid está muito parelho e adotar o nível certo de downforce aerodinâmico será um fator chave na classificação e na corrida. Quanto aos pneus, é difícil dizer após o que vimos hoje: ainda teremos uma hora de treinos livres amanhã para descobrir.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.