F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP da Índia 2012
sexta-feira, 26 de outubro de 2012 às 15:56Fernando Alonso, 3º colocado: Este é um circuito interessante: após a reta mais longa, há uma combinação de curvas de alta velocidade que são muito agradáveis. Hoje, a pista ainda estava muito suja, o que é normalmente o caso em pistas novas que não são usadas com muita freqüência. Amanhã, quando vai haver mais aderência, será ainda mais divertido. As condições da pista, que mudam rapidamente volta após volta, tornam ainda mais complicado entender a situação relativa à hierarquia. Devemos estudar os dados com cuidado para fazer as escolhas certas para o resto do fim de semana. Nada muito a dizer sobre o desempenho dos pneus: a partir do que vimos hoje, podemos esperar um problema a menos para se levar em consideração.
Felipe Massa, 15º colocado: Foi um dia bastante difícil, especialmente no período da tarde. A primeira sessão correu bem e nós fomos capazes de fazer tudo o que havíamos planejado, mas na segunda, quando mudamos dos pneus duros para os macios, o equilíbrio do carro não era mais o melhor e ele foi se tornando muito difícil de se pilotar, a tal ponto que eu acabei rodando. Infelizmente, isso danificou um pneu, e por isso eu fui incapaz de fazer o trabalho em ritmo de corrida, uma das nossas prioridades. Na meia hora final, portanto, focamos na prática de pit stops, a única coisa possível com os pneus em tal condição.
Pat Fry, chefe-técnico: Como de costume em uma sexta-feira, tivemos uma programação agitada. Pela manhã, focamos na avaliação de algumas atualizações aerodinâmicas que tínhamos para esta corrida, enquanto a tarde foi dedicada, principalmente, à comparação dos dois tipos de pneus, em ritmo de classificação e de corrida. Infelizmente, enquanto Fernando não teve problemas e foi capaz de realizar o seu programa normalmente, o mesmo não pode ser dito sobre Felipe: uma das configurações de seu carro estava incorreta, o que comprometeu o equilíbrio da carro e o impediu de obter o máximo do jogo de pneus macios. Isso também o levou a rodar, o que danificou um dos pneus e praticamente acabou com a sua sessão. Temos que avaliar os dados com cuidado para entender quais as atualizações que trouxemos aqui serão usadas, mas as primeiras impressões parecem ser positivas.
aderencia, chefe-técnico, circuito, colocado, condições, curvas, dados, felipe massa, fernando alonso, pat fry, pista, pneus, problema, ritmo, sessão, situação, suja, tarde
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.