F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP da Europa 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012 às 17:34

F112-alonso-malasia-sabado350Fernando Alonso, 7º colocado: No geral, foi um dia positivo, durante o qual nós testamos várias atualizações no carro: algumas funcionaram bem, outras precisam de alguma modificação para serem usadas ​​em Silverstone. Naturalmente, nós também trabalhamos muito com os pneus, que parecem degradar de forma bastante significativa aqui. Sobre este assunto, temos que levar em conta que as condições podem mudar rapidamente de acordo com a cobertura de nuvens. Com o céu totalmente claro, a temperatura da pista pode facilmente subir quatro ou cinco graus e alterar o comportamento dos pneus. Agora precisamos analisar cuidadosamente todos os dados que Felipe e eu reunimos e, em seguida, montar a melhor combinação de soluções de acerto para classificação e corrida. Este ano, a pole position parece ser menos importante do que no passado, mesmo em uma pista como esta: é sempre importante ser o primeiro a sair, obviamente, mas isso não significa que se você começar mais para trás não terá chance de ganhar. O campeonato? Eu estou pensando corrida a corrida. Hoje, Hamilton está à frente, então o objetivo é deixar Valencia na frente dele e depois, talvez em Silverstone, Vettel possa ser o primeiro, então ele será o alvo.

Felipe Massa, 15º colocado: Tivemos uma enorme quantidade de trabalho sobre o desenvolvimento das atualizações que trouxemos, e agora, com os dados em nossas mãos, vamos tentar escolher as coisas que podem nos dar uma melhoria em termos de desempenho. Esta manhã, eu trabalhei principalmente sobre uma série de comparações aerodinâmicas, então eu definitivamente não usei os pneus ou o carro da melhor maneira possível. A tarde foi muito melhor, quando eu fiquei satisfeito com o equilíbrio e a dirigibilidade do carro. É uma pena que eu tenha cometido um erro na minha primeira volta cronometrada com os pneus macios, logo no início: o meu tempo, tendo também em conta que fui um dos primeiros a mudar para os opcionais, definitivamente poderia ter sido melhor e eu poderia ter acabado significativamente melhor na tabela de tempos. Há ainda muito trabalho a ser feito, porque eu espero que nós vejamos alguns carros muito rápidos amanhã, mas também sobre distância, a situação não é tão ruim: há um pouco de queda de desempenho dos pneus, mas apesar de tudo, os tempos foram bons. O vento foi um incômodo, especialmente em alguns pontos da pista.

Pat Fry, chefe-técnico: Mais uma vez, nesta sexta-feira, tivemos vários componentes novos para testar, alguns com o objetivo de usá-los nesta corrida e outros para o resto da temporada. Isso mostra acima de tudo que o esforço que estamos colocando para melhorar o desempenho do F2012 é ainda muito intenso, e o fato das primeiras indicações estarem combinando com as nossas expectativas é um sinal positivo, confirma a tendência que tem nos mostrado razoavelmente constantes até agora nesta temporada. Conseguimos seguir o nosso programa planejado sem nenhum problema real, o que é sempre uma coisa boa e, claro, também trabalhamos em uma comparação entre os dois tipos de pneus que a Pirelli trouxe aqui para Valencia. Agora, cabe aos nossos engenheiros decidirem sobre as melhores escolhas para classificação e corrida. Normalmente, no primeiro dia aqui, a pista está muito suja e isso significa que os tempos evoluem muito rapidamente. É também verdade que esta continua a ser uma consideração na classificação de amanhã, quando será importante escolher o momento certo para fazer as voltas cronometradas, a fim para tirar o máximo proveito dos pneus.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.