F1 – Comentários pós corrida – Red Bull – GP da Espanha 2016

domingo, 15 de maio de 2016 às 14:23
Max Verstappen

Max Verstappen

Max Verstappen, 1º colocado
É uma sensação bastante especial. É claro que eu não esperava vencer; depois que a dupla da Mercedes bateu, a meta era subir ao pódio, mas terminar no topo é incrível. Ouvindo o hino nacional holandês pela primeira vez na Fórmula 1, com certeza tenho de pensar no meu pai, e fiquei sabendo que ele estava chorando, então é inacreditável. Ele investiu muito tempo em mim, e este feito também se deve a ele. Eu não fiquei nervoso durante a prova, estava simplesmente tentando me concentrar e pilotar da melhor maneira que podia. Nós focamos a durabilidade dos pneus porque eu ainda tinha 32 voltas até o final após minha última parada, mas funcionou bem! Restando cinco voltas, vi que Kimi estava perdendo um pouco de rendimento, mas ele tentou algumas vezes e é claro que isso acaba com seus pneus. A partir daí, pensei ‘tudo bem, se concentre nos pneus e leve o carro até o fim’. Com certeza, nunca vou me esquecer disso, é uma sensação fantástica. Não tenho palavras para descrever. Tive uma ótima companhia no pódio, Kimi inclusive correu contra o meu pai, então é divertido! Eu estava comemorando bastante na volta de desaceleração e tive um pouco de cãibra, mas isso faz parte!

Daniel Ricciardo, 4º colocado
Emoções distintas hoje, com certeza. A falta de sorte teve alguma influência, eu estava liderando e adotei uma estratégia de três paradas, o que me obrigaria a tentar passar três carros na pista, uma tarefa nada fácil. Seb já havia nos superado no pit-stop, o que resultou em mais ultrapassagens para voltar à frente. Em retrospecto, foi a estratégia errada, mas talvez tenha parecido correta para a equipe durante a prova. Eu não estava satisfeito com o quarto lugar e tentei passar Vettel, arrisquei, mas não funcionou. É péssimo nem sequer subir ao pódio, e o estouro do pneu no final piorou ainda mais as coisas. É um grande dia para Max com sua primeira vitória, então parabéns a ele. Ele fez tudo certo, todos questionaram a decisão durante a semana, mas ele provou hoje que é um piloto de ponta. Não é duro para mim ver Max no pódio, só é difícil não estar lá também. Vamos pensar em Mônaco, e espero que nós dois estejamos no pódio na próxima vez.

Christian Horner, chefe da equipe
Um dia memorável para Max Verstappen, que, em sua estreia na equipe, se tornou o mais jovem vencedor de corrida após produzir uma pilotagem exemplar. Após o incidente na primeira volta entre a dupla da Mercedes, ficamos em uma ótima posição para marcar muitos pontos, mas enfrentar a Ferrari, que tinha um carro veloz na corrida, seria difícil. Tivemos de tomar algumas decisões complicadas, pois não estava claro o que seria melhor, duas ou três paradas, portanto decidimos separar as estratégias. Sentimos que dois pit-stops nos deixariam no limite, mas Max conservou seus pneus e não cometeu erros para conquistar uma vitória impressionante. Daniel obviamente estava se recuperando com pneus bem mais novos, mas infelizmente teve um furo na penúltima volta; caso contrário, tenho certeza que ele também estaria no pódio. Porém, há muitas razões para otimismo e é ótimo voltar ao degrau mais alto do pódio.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.