F1 – Comentários pós corrida – Mercedes – GP de Mônaco 2016

domingo, 29 de maio de 2016 às 15:53
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton, 1º colocado
Este pode ser o melhor lugar para conquistar a vitória número 44 – eu não vencia aqui há oito anos! Que dia especial… uma das corridas mais duras que já fiz. Não cometer nenhum erro e sair com a vitória é inacreditável. Eu caminho por aqui todos os dias e penso nos grandes que venceram esta prova – Fangio, Moss, Hill e Senna – e é uma sensação realmente incrível ter meu nome adicionado à lista novamente. É bem incomum eu poder levar o crédito por uma decisão estratégica – mas quando a equipe me pediu pela primeira vez para entrar, pude ver a pista secando e meus pneus ainda estavam bons. Portanto, eu disse tudo isso e eles me mandaram seguir em frente, o que funcionou perfeitamente. Só continuei cuidando dos pneus – aumentando um pouco o ritmo quando via os tempos que os outros estavam fazendo com os intermediários conforme a pista secava. Eu estava igualando os tempos deles naquele estágio, então pensei “eu poderia esperar até secar completamente”. Porém, permanecer naquela janela foi complicado, já que os dois primeiros setores estavam quase secos. Quando saí com os slicks, foi como pilotar no gelo. Foi difícil saber o quanto forçar, e nós saímos quase juntos. Se ele não tivesse tido uma parada ruim, eu não teria ficado à frente. Mas essas coisas acontecem por uma razão – e hoje, a razão foi esta 44ª vitória.

Nico Rosberg, 7º colocado
Nas corridas, você tem dias bons e ruins. Hoje foi um dia ruim para mim. Não tive velocidade para lutar pela vitória e precisamos entender por quê. Provavelmente, foi um problema no freio – mas ainda não sei com certeza. Não senti que poderia forçar até o limite no começo da prova com pneus de chuva. Foi uma decisão simples aceitar o pedido da equipe para deixar Lewis passar – apesar de ter sido doloroso naquele momento. Eu estava lento e Lewis claramente tinha velocidade para vencer pela equipe. Nós sempre tivemos essa regra – se você estiver à frente e o outro piloto tiver uma chance de vencer, você lhe dá essa chance. A partir daí, as coisas não deram mais certo. Tive um pit-stop complicado e fui segurado nos boxes porque havia tráfego no pit lane. Os carros simplesmente passaram e de repente eu estava em sexto. Quando você está atrás em Mônaco, acabou. No fim, Nico (Hulkenberg) tinha muito mais borracha em seus pneus macios e meus ultramacios estavam acabados, então perdi temperatura e aderência na garoa, o que lhe permitiu ultrapassar. Isso realmente encerrou tudo. Estou incrivelmente desapontado – eu queria vencer mais uma vez minha corrida em casa, mas não deu certo. Foi duro e eu provavelmente precisarei de um dia para superar – depois, vou pensar no Canadá e na chance de voltar mais forte.

Toto Wolff, chefe de competição da Mercedes-Benz
Que pilotagem incrível de Lewis: ele não cometeu um único erro, nós corremos alguns riscos juntos e a sorte também sorriu para nós. Foi uma prova incrível, exatamente o que o médico receitou depois de tudo o que passamos juntos nas últimas semanas. Porém, também me sinto mal por Nico; ele teve uma corrida confusa em um carro sem velocidade hoje. Além disso, um atraso no segundo pit-stop lhe custou posições, ficando preso atrás de Alonso pelo restante da prova. Parece que toda a sorte dele se esgotou no mesmo dia, e o resultado foi o sétimo lugar. No primeiro trecho, nós lhe pedimos para deixar Lewis passar, pois era a nossa melhor chance de vencer naquele momento. O fato de ele ter obedecido foi um gesto de alguém que sabe trabalhar em equipe. No entanto, não saímos de Mônaco nos sentindo complacentes de maneira nenhuma: a Red Bull teve uma ótima performance neste fim de semana, e Montreal e Baku irão apresentar alguns desafios bem diferentes para nós. Então, temos de continuar nos esforçando para tentar entender as causas dos problemas que enfrentamos. Nesta noite, contudo, também podemos saborear uma vitória especial de Lewis, que esteve em seu melhor hoje.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.