F1 – Comentários pós corrida – McLaren – GP do Brasil

domingo, 27 de novembro de 2011 às 20:37

F111-button-brasil-sexta350Jenson Button, 3º colocado
Eu realmente não consegui fazer o pneu macio funcionar aqui – tivemos uma degradação enorme em cada jogo – e isso levou à decisão de utilizar dois jogos de primários nos meus dois últimos trechos. Meu ritmo com o primário estava ótimo – e usar dois jogos me permitiu encontrar um bom equilíbrio e descobrir onde estava a aderência. Mais cedo na corrida, foi decepcionante ser ultrapassado por Fernando (Alonso). Na saída da curva 5, vi muitos destroços no circuito e não sabia o que era. Eu não queria passar sobre eles, e não pude ir para a esquerda, porque Fernando estava lá, então tive de tirar o pé. Foi uma manobra bastante fácil para Fernando. Mas o primário estava funcionando muito bem, e isso me ajudou a perseguir Fernando no último trecho e passá-lo na saída da curva 3. Idealmente, eu queria superá-lo na curva 1, porque é mais divertido ultrapassar alguém sem usar o DRS, mas eu o peguei na saída da 3 após carregar uma boa velocidade. Demos tudo hoje – e o pódio é uma ótima maneira de encerrar o ano. Tive 12 pódios nos 19GPs desta temporada – e não terminei dois deles devido a problemas de confiabilidade. Em geral, foi uma temporada boa e consistente para nós. Há vários aspectos positivos que podemos tirar deste ano. Teremos um inverno forte e lutaremos desde a primeira corrida. Só precisamos começar um pouco melhor a temporada, isso é tudo, e é o que queremos fazer. Queremos dificultar a vida da Red Bull em 2012. Finalmente, agradeço muito a toda a equipe – nós realmente crescemos juntos neste ano. Agora, realmente me sinto parte da família McLaren: há muita paixão em nossa organização, e estou orgulhoso por fazer parte dela.

Lewis Hamilton, não completou
Na largada, eu queria evitar qualquer problema, e isso significou que perdi uma posição para Fernando. Depois daquilo, mantive um ritmo razoavelmente decente e consegui ficar perto de Fernando e Jenson até que encontrei um problema na caixa de câmbio. Ocorreu bem cedo – eu estava tendo problemas com a primeira e a segunda – e me fez perder muito tempo, Fernando e Jenson puderam abrir. O problema me impediu de fazer trocas de marcha limpas. Então, perdi a sétima, e logo tudo parou de funcionar. É claro, não é como queríamos encerrar a temporada, mas não foi tão ruim. Gostei da minha corrida enquanto durou. Eu estava desafiando Felipe e esperava superá-lo, mas a falha na caixa de câmbio me impediu. Foi um longo ano, e quero agradecer a equipe. Eles nunca desistiram, e trabalharam incrivelmente duro ao longo de toda a temporada. Não conseguimos o resultado que queríamos, mas tivemos alguns ótimos momentos pelo caminho. Vou atacar na próxima temporada, 2012 será o meu ano.

Martin Whitmarsh, chefe da equipe
Hoje, vimos outra performance brilhante de Jenson, que pilotou magnificamente durante toda a temporada, mas particularmente na segunda metade. Foi seu oitavo pódio nos últimos nove GPs – e a única prova onde essa sequência esplendidamente consistentemente foi quebrada foi o GP da Coreia, onde ele terminou em quarto. Hoje, ele pilotou de maneira limpa e paciente – mas também agressiva – e o modo como otimizou seu ritmo com o pneu primário foi digno de mestre. De fato, ele fez seus dois últimos trechos com o primário, o que lhe permitiu perseguir Fernando nos estágios finais da prova para obter um belo terceiro lugar. Lewis também pilotou extremamente bem, mas, infelizmente, teve uma falha na caixa de câmbio. No início, notamos uma perda de pressão de óleo, então ele perdeu a sétima marcha e eventualmente toda a tração, sendo obrigado a abandonar. Mas, antes disso, ele estava improvisando de maneira inteligente e nunca desistiu. Além disso, sua atitude combativa teve um papel significativo no entretenimento da tarde, e certamente entusiasmou os telespectadores. Lewis teve um ano desafiador – mas suas performances aqui e particularmente em Abu Dhabi, onde conquistou sua terceira vitória da temporada, são uma prova enfática de um retorno à forma. Ele já está focado em 2012, e tenho certeza de que vai se preparar para a nova temporada com sua costumeira determinação e vontade de vencer. O mesmo pode ser dito sobre todos na equipe McLaren e na Mercedes-Benz. Já estamos concentrando nossas energias no MP4-27 há algum tempo, e vamos manter esse esforço intensivo ao longo dos meses de inverno. Considerando tudo, 2011 foi um ano bastante decente para nós – terminamos em segundo no campeonato mundial de construtores, 122 pontos à frente da equipe que ficou em terceiro e 332 pontos à frente da quarta colocada – mas queremos vencer na próxima temporada.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.