F1 – Comentários pós corrida – McLaren – GP do Brasil 2012

domingo, 25 de novembro de 2012 às 19:20

Jenson Button

Jenson Button, 1º colocado
Todos que participaram da corrida de hoje merecem respeito – foi uma loucura! As condições proporcionaram muita ação, porque alguns carros podiam gerar a temperatura exigida dos pneus e outros não. Portanto, durante a maior parte da prova, você estava com um pneu que não parecia certo para as condições, mas os tempos de volta eram bons comparados aos dos carros com outros pneus. Eu passei muito tempo conversando no rádio com meu engenheiro Dave (Robson), tentando entender o que iria funcionar e o que não iria. Foi muito divertido lutar com Lewis, principalmente nas 10 primeiras voltas. Tivemos uma disputa boa e limpa. É uma pena que ele não estava mais lá no final – mas foi bom ter uma briga tão boa com ele em nossa última prova como companheiros de equipe na McLaren. E realmente quero dizer isso: foi muito bom trabalhar com você, Lewis. Nos últimos anos, fizemos muitas ótimas corridas juntos. Foi fabuloso. Voltando ao GP de hoje, o safety car dificultou mais a nossa vida – perdemos a vantagem de 40s que havíamos conseguido – mas a chuva realmente começou a cair depois, e escolher o melhor momento para colocar os pneus intermediários passou a ser o mais importante. O desafio se alterou, e levar o carro até o final era tudo o que importava. Havia muitas poças d’água, principalmente onde Paul (di Resta) teve seu acidente. Eu havia passado por ali na volta anterior e quase perdera o controle também, foi um momento assustador. Por último, parabéns a Sebastian (Vettel). Vencer três campeonatos mundiais consecutivos é um grande feito.

Lewis Hamilton, não completou
Parabéns a Jenson – e também a Sebastian. É uma pena que não tenhamos conseguido selar a segunda posição no campeonato de construtores, mas fizemos o nosso melhor. Parabéns a Sebastian também – sua equipe manteve o controle, e sob muita pressão, eles conseguiram hoje. Agora que a temporada 2012 terminou, sinto-me um pouco entorpecido. Foi um dia de emoções distintas. Estou triste por não ter terminado a prova, mas empolgado com o futuro. Sentirei falta dos meus amigos da McLaren, mas estou otimista em relação ao que vem pela frente. Sinto-me confortável antes deste inverno, porque creio que fiz um bom trabalho neste ano. Dei tudo o que tinha em 2012. Não poderia ter feito mais nada. Quanto a hoje, não me lembro de muitas coisas sobre o acidente com Nico (Hulkenberg), mas ele veio falar comigo depois da prova, o que foi bom. Foi uma experiência brilhante fazer parte da McLaren nos últimos seis anos. Quero agradecer todos, e desejo sinceramente o melhor para o futuro. Eles foram fantásticos, me apoiaram muito, e continuam fazendo um trabalho incrível. Portanto, para todos na McLaren, sentirei falta de cada um de vocês.

Martin Whitmarsh, chefe da equipe
Jenson fez uma corrida milimetricamente perfeita hoje, gerenciando brilhantemente as condições meteorológicas instáveis e desafiadoras que sempre o destacam, e obteve sua 15ª vitória como resultado. Lewis estava pilotando igualmente bem quando uma colisão com Nico encerrou cruelmente sua prova. Os pontos que perdemos nos impediram de superar a Ferrari no campeonato de construtores. Teria sido fantástico se tivéssemos conseguido a dobradinha que estava claramente ao nosso alcance se não fosse por aquela batida, e não menos para Lewis, cujas estatísticas incríveis pela McLaren são as seguintes: 110 GPs, 21 vitórias, 49 pódios, 26 pole positions, 12 voltas mais rápidas e 913 pontos no campeonato. Em nome de todos na McLaren, desejamos o melhor para ele. Quanto a Jenson, falo em nome de todos na McLaren quando digo que ficamos eufóricos por ele ter conseguido vencer aqui hoje. E uma estatística para os fanáticos: Jenson agora conseguiu mais pódios nas três temporadas que disputou pela McLaren (25) do que havia conseguido nas dez temporadas correndo por outras equipes (24). Portanto, há muitas razões para estarmos felizes hoje. Vencemos os dois últimos GPs da temporada, com ambas as vitórias sendo resultado da velocidade pura do nosso carro, e esse feito nos dá uma plataforma extremamente sólida para desenvolver nosso carro de 2013 ao longo dos próximos meses. Finalmente, parabéns a Sebastian e comiserações a Fernando (Alonso). Qualquer um deles teria sido um campeão mundial merecedor. Mas, após um GP tão emocionante como este, é justo dizer que a Fórmula 1 foi a maior vencedora hoje.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.