F1 – Comentários pós corrida – McLaren – GP da Hungria 2012

domingo, 29 de julho de 2012 às 17:17

F112-hamilton-hungria-domingo350Lewis Hamilton, 1º colocado
O que posso dizer? Estou eufórico! A equipe fez um trabalho fantástico, absolutamente brilhante. Foi uma corrida realmente divertida – mas nem um pouco fácil. De fato, avalio que foi uma das provas mais duras que fiz – mas vou saborear ainda mais por causa disso. Foi muito pressionado ao longo das 69 voltas. Primeiro Romain (Grosjean) e depois Kimi (Raikkonen) estavam logo atrás de mim o tempo todo, e tive de cuidar dos meus pneus sem perder ritmo, o que foi difícil. Não é uma situação estática quando a corrida é assim. A dirigibilidade do carro muda o tempo todo. Você recebe mensagens diferentes dos pneus a cada volta. Mas eles resistiram – consegui fazer com que durassem. Foi um caso de gerenciar a diferença atrás de mim durante toda a volta e a cada volta. Em particular, tive de garantir sempre uma vantagem suficiente na última curva a fim de não ser ultrapassado na zona do DRS. E consegui. Como eu disse, a equipe fez um trabalho absolutamente incrível – e o apoio que tivemos aqui em Budapeste, não apenas dos fãs britânicos, mas também dos húngaros, foi fenomenal. E vencendo um GP no fim de semana em que os Jogos Olímpicos começaram no Reino Unido, sinto que fizemos a nossa parte para contribuir com o que espero que sejam muito sucessos britânicos no período olímpico. Alguém me disse que conseguimos a primeira medalha de ouro da Inglaterra em 2012. Não é realmente isso, mas é a primeira vitória britânica no período olímpico, o que é ótimo. Olhando a temporada como um todo, está claro que, após o intervalo, teremos muito trabalho a fazer. Mas, por enquanto, vamos celebrar – todos nós, família, amigos e fãs. Ninguém comemora como nós.

Jenson Button, 6º colocado
Primeiramente, quero parabenizar Lewis e toda a equipe McLaren. Fantástico trabalho, pessoal! No entanto, para mim, acho que hoje foi bem mais frustrante do que para Lewis. Tendo dito isso, fiquei realmente satisfeito por ter conseguido superar Seb (Vettel) na primeira volta, passando por fora na curva 2, e por ter um terceiro lugar sólido naquele ponto. Eu também estava no ritmo dos líderes. De fato, mesmo depois do primeiro pit-stop, ainda conseguia vê-los – portanto, obviamente, ainda estávamos muito perto. Depois, decidimos adotar uma estratégia de três paradas – mas, infelizmente, encontrei tráfego após minha segunda e terceira paradas, o que tornou as coisas realmente difíceis para mim por causa do tráfego, fiquei preso andando bem mais devagar do que poderia se tivesse pista limpa. Mas há muitos aspectos positivos a serem destacados neste fim de semana: nosso carro obviamente está rápido, como pude demonstrar em Hockenheim e Lewis confirmou aqui, e, na segunda metade da temporada, sei que todos na McLaren trabalharão o mais duro possível para manter essa curva de desenvolvimento ascendente. Agora, vou relaxar no intervalo do meio da temporada. Estou ansioso por isso.

Martin Whitmarsh, chefe da equipe
Lewis pilotou com tremenda compostura durante toda a tarde, e o resultado foi uma vitória meticulosamente julgada, conseguida sob pressão intensa. Ele fez uma super largada e controlou a prova com autoridade, equilibrando a necessidade de executar voltas rápidas com a exigência de conservar seus pneus. Os 25 pontos marcados hoje elevaram seu total para 117 na temporada até agora. Apesar de ainda estar um pouco atrás do líder do campeonato, agora ele está muito bem posicionado para lutar pelo título nas nove etapas restantes da temporada. Jenson teve uma corrida frustrante, mas ainda conseguiu marcar 8 pontos úteis com seu sexto lugar. Como Lewis, ele voltará do intervalo pronto para atacar com energia e entusiasmo na segunda metade da temporada. Ontem, Lewis conquistou a 150ª pole position na história da McLaren – e, hoje, obteve nossa 178ª vitória. Foi seu 101º GP – e é difícil imaginar um modo melhor de iniciar seu segundo centenário de participações em GPs. No campeonato de construtores, os 33 pontos que Lewis e Jenson marcaram hoje elevaram a McLaren à segunda colocação. Novamente, estamos em uma boa posição para lutar pelo título no final da temporada. Agora, vamos para nossas férias, recarregaremos as baterias e retornaremos em Spa-Francorchamps daqui a um mês, prontos para recomeçar a luta.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.