F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP de Mônaco 2012

domingo, 27 de maio de 2012 às 19:26

Fernando Alonso, 3º colocado: Estou muito feliz com a maneira como as coisas aconteceram neste fim de semana. Deixamos Mônaco na liderança do campeonato: se isso me fosse oferecido após o teste de Mugello no início do mês, eu teria assinado, mas se me fosse dito depois de Melbourne, eu nunca teria acreditado! Na Austrália, nós começamos em 12º, nas duas corridas seguintes nós saltamos para o pódio e estamos em primeiro lugar na classificação. Este resultado tem que dar mais motivação para nos esforçarmos ainda mais no desenvolvimento do F2012. Sabíamos que o início seria crucial: fui muito bem e fiquei quase ao lado de Grosjean e Hamilton: toquei no francês e, por um momento, fiquei com medo que o carro tivesse sido danificado. Nesta pista ultrapassagem é quase impossível e estar atrás de alguém causa problemas de temperatura, tanto para o motor como para os pneus. Então, você não pode estar sempre no ataque, tem que gerir a situação e forçar apenas em momentos mais importantes, como os pit stops, e foi isso que eu fiz. Poderia também ter passado Rosberg e Webber se eu tivesse ficado na pista um pouco mais? Talvez, mas naquele momento foi a escolha certa a se fazer. Eu estava definitivamente muito rápido com pista limpa à minha frente. No final, eu estava um pouco preocupado com o Vettel, que estava com pneus supermacios, mas felizmente pude defender a minha posição confortavelmente. Depois eu esperava que a chuva viesse, porque eu acho que poderia ter me dado a chance de ganhar, no entanto, nas últimas cinco ou seis voltas, eu pensei que isso não aconteceria mais. Em Barcelona, ​​uma pista com um monte de curvas rápidas, fomos bem, e esta pista é uma lei em si mesmo, então vamos ver qual será a situação no Canadá, mas certamente esperamos ser capazes de confirmar nesta pista também o progresso que temos visto nos dois últimos GPs. Finalmente, dedico este pódio para todas as vítimas e suas famílias do terremoto que atingiu a região da Emilia na semana passada.

Felipe Massa, 6º colocado: Foi uma boa corrida, me senti confortável com o carro desde o início dos treinos livres. Tinha uma boa sensação e estava muito mais fácil de pilotar do que nas corridas anteriores. Talvez isso dependa da natureza da pista ou do acerto, e nós definitivamente precisamos analisar tudo com cuidado para ver o que podemos aprender com este fim de semana. Todas as coisas consideradas, eu poderia ter trazido para casa um resultado melhor, mas estou feliz mesmo assim. Foi uma corrida difícil e muito próxima, e eu fui capaz de acompanhar o ritmo dos líderes. Só lamento que eu não tenha tido algumas voltas com pista limpa à minha frente quando os pneus ainda estavam competitivos. O início foi muito bom e a degradação dos pneus, especialmente com os macios, foi mínima. Um piloto sempre quer fazer o máximo, por isso não posso estar satisfeito com o sexto lugar, porém estes são pontos importantes. Eu realmente espero que meu campeonato tenha virado e que, a partir de agora, eu possa estar sempre na luta pelos lugares do topo, como foi o caso aqui em Mônaco. Agora vamos para Montreal, que é um tipo diferente de pista, porque você precisa de uma boa velocidade máxima, mas na verdade não é tão diferente em termos do acerto necessário.

Stefano Domenicali: Em primeiro lugar, quero dizer que todos os nossos pensamentos estão com todos aqueles que estão sofrendo como resultado do terremoto que atingiu a região da Emilia na semana passada: esperamos que esta corrida forte da Ferrari tenha permitido a eles, apenas por um par de horas, esquecer seus problemas em um momento tão difícil. Estamos com vocês, em pensamento e ação, porque as nossas raízes estão lá. Quanto à corrida, deixamos o Principado com um resultado muito positivo e, sobretudo, com Fernando Alonso liderando a classificação de pilotos e Felipe Massa tendo um desempenho brilhante em todo o fim de semana. Ambos os nossos pilotos fizeram um grande trabalho, da primeira à última volta, e a equipe por trás deles também. Eu estou particularmente feliz por Felipe, que precisava de um resultado positivo: tenho certeza de que este fim de semana realmente representa um novo começo de temporada para ele. Temos que estar satisfeitos, mas definitivamente não podemos relaxar, especialmente porque ainda não somos os melhores em termos de desempenho, especialmente na classificação. Como eu costumo dizer depois de um bom fim de semana, vamos manter a calma e seguir em frente!

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.