F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP de Abu Dhabi 2012

domingo, 4 de novembro de 2012 às 17:24
Fernando Alonso

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 2º colocado: Eu estou feliz com a maneira como este fim de semana acabou. É verdade que, com Sebastian em último no grid, houve uma oportunidade para reduzirmos a diferença de forma mais significativa, mas é igualmente verdade que o nosso desempenho e a nossa posição no grid poderiam nos ter feito perder pontos neste GP. Repito, eles têm o carro mais rápido, mas nós temos a melhor equipe. Todos lutam com as armas que têm à sua disposição: não conseguiremos transformar o nosso carro no mais rápido do grid com uma varinha mágica, mas vamos combater o seu desempenho com a perfeição da nossa equipe. A simulação nos colocava em alguma posição entre a quarta e a sexta e terminamos em segundo lugar, portanto, mais uma vez foi uma corrida mais do que perfeita, correndo ao máximo do início ao fim. Claro, houve um número de abandonos inesperados e dois períodos de neutralização, que realmente não vieram na hora certa, mas são coisas que fogem ao nosso controle. Nós apenas tivemos que manter o foco em nossa corrida e isso é o que fizemos. Agora vamos para Austin, um novo circuito para todos: acabamos de ter um gostinho no simulador, mas na pista é outra coisa. Espero que possamos conseguir um bom resultado e fazer um bom show em um país importante como os Estados Unidos. Hoje à noite eu vou dormir pensando que o copo está meio cheio e não meio vazio. Devemos ficar orgulhosos do que temos feito, do trabalho dos mecânicos na pista e dos engenheiros que tentaram acertar o carro. Lutei do começo ao fim: primeiro com Maldonado, depois com Jenson e, no final, eu tentei alcançar o Kimi. Não consegui relaxar em uma única volta. A melhor corrida do ano? Ainda está por vir.

Felipe Massa, 7º colocado: Foi uma corrida difícil para mim. Em particular, eu sofri com os pneus macios por causa de mais desgaste do que esperávamos. Na sexta-feira, o ritmo de corrida parecia muito melhor: é preciso entender o que mudou em relação a dois dias atrás. Eu tive problemas com o equilíbrio: saídas de frente nas curvas rápidas e de traseira nas lentas. O duelo com Webber foi o momento crucial, pois eu perdi um monte de posições em um ponto crucial da corrida. Ele tentou passar pelo lado de fora e nos tocamos. Então ele cortou a chicane e voltou à pista, forçando-me a rodar para evitar a batida. Uma pena, porque eu poderia ao menos ter terminado à frente do Kobayashi. Em qualquer caso, eu consegui trazer para casa alguns pontos que são importantes para o campeonato de construtores, já que aumentamos a nossa vantagem sobre a McLaren. Na próxima corrida, eu também terei as atualizações técnicas que o Fernando teve aqui, e esperamos que também haja outras para melhorar o desempenho do carro. No entanto, é verdade que as características da pista podem alterar o equilíbrio de forças: aqui vimos que a McLaren e a Lotus eram muito fortes, além da Red Bull, é claro, mas não é certo que em outros lugares aconteça o mesmo.

Stefano Domenicali, chefe da equipe: Mais outra grande corrida do Fernando na que é uma temporada incrível para ele. O segundo lugar de hoje surgiu principalmente por causa de sua capacidade de obter mais e talvez até um pouco mais do que o que nós demos a ele para trabalhar. A diferença para o líder na classificação desceu para 10 pontos e ainda está tudo em aberto. Naturalmente, temos que fazer algo a mais e melhor do que o que temos feito até agora para dar-lhe um carro mais competitivo. Se nos tivesse sido oferecida esta diferença ao deixarmos Abu Dhabi imediatamente após a classificação de ontem à noite, talvez teríamos aceitado, mas também é verdade que esta tarde, antes da largada, as nossas perspectivas mudaram. Definitivamente, a forma como a corrida aconteceu e os incidentes que ocorreram não nos fizeram nenhum favor à luz do campeonato, mas estas são circunstâncias sobre as quais não temos controle. O importante é que reduzimos a diferença na classificação de pilotos em um GP que foi particularmente difícil, não só pelo nosso nível de desempenho não corresponder ao dos nossos rivais mais próximos, mas por ter sido pior do que o de outras equipes. Apesar disso, aumentamos a nossa vantagem sobre o nosso maior rival no campeonato de construtores, o que é uma boa coisa. Dez pontos é muito, mas também pode ser visto como pouco. Nós temos o dever de tentar até o último metro do último GP e é isso que vamos fazer, você pode ter certeza disso.

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