F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP da Inglaterra 2012

domingo, 8 de julho de 2012 às 19:58

F112-alonso-inglaterra-sabado350Fernando Alonso, 2º colocado: Quando você faz quase a corrida inteira na liderança e é ultrapassado a apenas algumas voltas do final, fica uma espécie de gosto amargo na boca. Mas depois de refletir por um momento e olhar para a classificação, o resultado deste GP parece muito positivo. Continuamos trabalhando no caminho certo: quatro pódios nas últimas cinco corridas e o quinto só se perdeu a algumas voltas do final, uma combinação agradável de resultados que tem me permitido liderar o campeonato. Este é um momento importante na temporada: não é neste momento que você ganha o campeonato, mas pode-se começar a perdê-lo e estamos satisfeitos por termos estendido a nossa vantagem sobre a maioria dos nossos rivais mais próximos. Temos de continuar assim para as próximas duas corridas, tentando sempre chegar ao pódio. Temos que trabalhar muito na nossa velocidade, especialmente em circuitos como Spa e Monza. Começamos a corrida com os pneus que foram melhores para nós, com o objetivo de abrir vantagem, para depois tentar gerir a situação no stint final. Conseguimos isso com todos menos um dos nossos adversários, o que na verdade era bastante previsível. Em Valencia, vencemos em um fim de semana onde as Red Bulls pareciam inalcançáveis, e aqui nós lutamos com elas até o fim. Se você tivesse me dito na quinta-feira que eu estaria indo para casa com 18 pontos, eu teria assinado de imediato. No entanto, o campeonato ainda está muito aberto:a Red Bull é muito forte, mas definitivamente não podemos descartar a McLaren, porque eles tiveram um fim de semana muito ruim aqui, e a Lotus é sempre muito rápida. Há muito a fazer, mas como já dissemos várias vezes, estamos no caminho certo.

Felipe Massa, 4º colocado: Foi uma boa corrida e estou feliz por ter finalmente um bom resultado para mim e para a equipe. Em corridas, a situação tem melhorado e agora somos capazes de lutar pelo pódio, que poderia ter acontecido aqui, mas também poderia ter sido possível em Montreal e Valencia, o que significa que o desempenho de hoje não é um acaso. Não foi fácil fazer a escolha dos pneus para o início, porque não tínhamos muitos dados disponíveis: Fernando e eu optamos por rotas diferentes, mas eu não acho que qualquer um de nós tenha nada a reclamar. Eu tive um bom começo e depois houve um duelo com o Michael, perdi algum tempo atrás dele. Vettel se beneficiou e conseguiu passar por mim nos pit stops. Meu ritmo era muito parecido com o da Red Bull, então eu não podia chegar perto o suficiente para pensar em atacar. No trecho final, eu me concentrei principalmente em defender a minha posição contra o Kimi, que estava muito rápido: talvez se houvesse mais algumas voltas, ele teria conseguido me passar. Temos que continuar a forçar, como temos feito ao longo destes últimos meses. Assim, eu tenho certeza que os resultados virão. É o suficiente para confirmar o meu lugar na Ferrari? Não vejo qualquer razão para que isso não possa acontecer caso, como eu disse, os resultados venham.

Stefano Domenicali, chefe da equipe: Conseguimos trinta pontos aqui em Silverstone. Mais uma vez, Fernando fez uma ótima corrida, pela enésima vez nesta temporada, e ganhou pontos sobre a maioria dos seus rivais mais próximos. Mas estou particularmente feliz com a exibição do Felipe, que estava na luta pela pole ontem e pelo pódio hoje. É um bom resultado para ele, e particularmente importante para nós em termos de campeonato de construtores, onde conseguimos subir ao segundo lugar. Nós também fizemos um bom trabalho em termos de estratégia. Obviamente, quando você perde a liderança a apenas algumas voltas do final, há um toque de pesar, pelo menos no calor do momento, mas depois você vê que é um resultado muito importante para ambos os campeonatos. Estou contente também pelos espectadores, que puderam finalmente desfrutar de um dia seco na pista e testemunharam um grande show: aqui, pode-se sentir que a paixão pelo esporte a motor é muito forte e é sempre um prazer para nos estarmos aqui. Nós estávamos no mesmo nível que a equipe avaliada por todos como a melhor. Certamente, ainda há muito mais a fazer para melhorar o carro, especialmente em termos de velocidade máxima, onde ainda estamos sofrendo. Em Hockenheim e Budapeste, vamos tentar melhorar o nosso nível de desempenho ainda mais: será o nosso principal objetivo ao longo dos próximos dias.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.