F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP da Europa 2012

domingo, 24 de junho de 2012 às 19:00

F112-alonso-europa-valencia-sabado615

Fernando Alonso – vencedor
: Este foi um dia inesquecível para mim e não consigo encontrar as palavras certas para expressar meus sentimentos. Vencer no meu país é uma emoção indescritível: Ainda me lembro da vitória em Barcelona em 2006 e vencer hoje em Valência com esta equipe fantástica é incrível, especialmente quando estamos passando por um momento tão difícil na Espanha. É bom que o esporte –  e estou pensando nas vitórias no futebol da seleção espanhola e no Nadal (tenis), que podem dar algo para as pessoas sorrirem. Parar na volta de desaceleração? Eu não sei o que aconteceu, mas veio no momento certo, porque eu estava na frente das arquibancadas e pude comemorar com meus fãs! O esporte sempre entrega as mesmas lições em que há altos e baixos e as coisas mudam rapidamente. Ontem nós não conseguimos chegar ao Q3 e hoje ganhamos a corrida, o que significa que nunca devemos desistir até à bandeira quadriculada É um belo presente para todos. Muita gente veio de longe, talvez até mesmo tenham dormido em seus carros para depois ficar nas arquibancadas neste calor tórrido. No início não estava fácil ganhar posições e eu tentei retardar a frenagem até o máximo na curva 4 para ficar do lado de fora. Então eu comecei a lutar muito e ganhar algumas posições e, após o Safety Car, eu comecei a pensar que o pódio seria possível. Então eu ataquei Grosjean e consegui ultrapassá-lo, embora eu estivesse preocupado de ter sofrido algum dano no carro quando nos tocamos. Depois de duas ou três voltas percebi estava tudo bem e relaxei. Quando fui para a liderança depois que Vettel parou, estávamos todos esperando que os pneus durassem até o fim. Eu estava sempre falando com meu engenheiro, que disse me que eu estava no mesmo ritmo que aqueles que me seguiam. No final, não tinha mais pneu, mas ao contrário do Canadá, os outros estavam na mesma situação. Foi emocionante estar no pódio com Andrea Stella, porque ele também trabalhou com Michael e Kimi. Ele pôde comemorar da melhor maneira possível uma vitória totalmente inesperada, dada a nossa posição no grid. Mas há ainda muito trabalho a ser feito e temos que ser honestos sobre isso, com nós mesmos e com nossos fãs. Faremos tudo que pudermos para ganhar este campeonato, mas ainda não temos o carro mais rápido e temos de pressionar para alcançar esse objetivo o mais rápido possível.

Felipe Massa, 16º colocado: O que você quer que eu diga, nada deu certo hoje. Da oitava volta em diante eu comecei a sentir que algo não estava certo na parte de trás do carro e, ao final da corrida, a equipe encontrou algo que estava arruinando completamente o equilíbrio e o nível aerodinâmico de downforce. Fui capaz de atacar a Force India, mas depos fui perdendo um segundo por volta! Estou muito decepcionado, porque eu tinha um bom ritmo e poderia me manter com o grupo em que o Fernando estava. Depois, houve também a colisão com o Kobayashi e, ali, qualquer esperança que eu tinha de terminar nos pontos foi evaporada. O carro estava indo muito bem hoje, ao nível dos melhores. Estou contente pelo Fernando, que fez uma corrida fantástica para vencer, mas há também alguma amargura pois hoje poderia ter sido muito bom para nós dois.

Stefano Domenicali, chefe de equipe: Estamos muito satisfeitos com esta vitória, mas não vamos deixá-la subir às nossas cabeças, Ontem dissemos o resultado da classificação não refletia nosso potencial e acho que o desempenho de hoje prova que tínhamos razão. Uma pena para Felipe, que realmente foi atingido com um azar atrás do outro, primeiro com os destroços na pista que desequilibraram seu carro, em seguida, com o fato do Safety Car ter entrado imediatamente após ele ter parado e, finalmente, a colisão com Kobayashi. Ele tinha começado muito bem e tinha tudo na mão para obter um resultado muito bom. Fernando foi espetacular, em termos de mostrar agressividade e na forma como ele conseguiu gerenciar os pneus. Poderíamos dizer que este fim de semana me senti muito especial em relação a ele e a vitória foi realmente  emocionante para ele e toda a equipe. Hoje, alguns de nossos concorrentes tiveram problemas de confiabilidade, o que que serve como um lembrete de que este aspecto é crucial para o sucesso. Em uma temporada absurdamente tão equilibrada, não marcar pontos tem um preço alto na classificação. Mas como eu disse no início, estes 25 pontos definitivamente não subirão às nossas cabeças. Estamos bem conscientes de como as coisas podem mudar em um piscar de olhos e devemos continuar a trabalhar para melhorar o desempenho do carro, porque ele ainda não está no nível que queremos.

Luca di Montezemolo: Esta é a Ferrari no seu melhor, o que todo mundo quer ver! Fernando foi extraordinária e é difícil encontrar palavras para descrever sua corrida. Sinto muito por Felipe, que estava muito azarado. Ele estava indo muito bem e tenho certeza que ele poderia ter trazido para casa um bom resultado se não tivesse tido todos os problemas que teve. Hoje mostramos o espírito de uma equipe que nunca desiste e isso também reflete o espírito da nossa pátria em Emilia Romagna, onde muitas pessoas estão passando por um momento particularmente difícil depois do terremoto de algumas semanas atrás. Vamos esperar que esta vitória, pelo menos, possa colocar um sorriso no rosto delas.

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.