F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP da Bélgica 2012

domingo, 2 de setembro de 2012 às 14:39

Felipe Massa, 5º colocado
Foi uma boa corrida, e o quinto lugar é um ótimo resultado, considerando onde larguei. Consegui passar ambas as Red Bulls na largada, mas tive de ir para o lado esquerdo a fim de evitar os carros batidos que incluíam Fernando e perdi quase todo o terreno que havia ganho nos metros iniciais. Lamento bastante o que aconteceu com meu companheiro de equipe, porque acho que ele poderia ter obtido um bom resultado, considerando o ritmo de corrida que tínhamos. Também é verdade que, hoje, eu estava sofrendo muito no segundo setor, mas tinha velocidade no primeiro e no terceiro. A opção de uma parada não era prática para nós, então tomamos a decisão correta e fomos rápidos quando era necessário. Não sei se esta corrida muda alguma coisa em relação ao meu futuro, mas estou satisfeito, assim como estava decepcionado ontem à tarde, porque sempre andei bem nesta pista. Agora, vamos para Monza, nossa corrida em casa: o circuito é diferente de todos os outros, e é muito difícil prever qual será a hierarquia entre as equipes. É claro que seria maravilhoso ser competitivo e conseguir um grande resultado diante dos nossos fãs, que, tenho certeza, irão nos demonstrar seu apoio apaixonado.

Fernando Alonso, não completou
Estou bem, só meu ombro esquerdo dói um pouco: fui para o centro médico imediatamente após o acidente, mas está tudo bem. Não tenho idéia do que aconteceu: eu havia ultrapassado as duas Saubers quando senti como se tivesse sido atropelado por um trem. Imediatamente depois do impacto, fiquei no cockpit por alguns segundos, mas houve um começo de incêndio e a espuma dos extintores me impediu de respirar. Tentei dizer à equipe no rádio que eu estava bem, mas não consegui. Agora, posso dizer que, considerando a falta de sorte de ter tido um acidente assim, felizmente poderei voltar ao carro daqui a alguns dias. O nível de segurança desses carros é muito alto, e hoje vimos mais uma prova disso. Não estou irritado com Grosjean, ele certamente não fez de propósito: eu estava no lugar errado no momento errado. Só acho que certos pilotos deveriam tentar correr menos riscos na largada: atualmente, é uma certa tendência nas categorias de acesso, mas seria melhor se, desde o início de suas carreiras, eles se acostumassem a respeitar regras mais rígidas de comportamento na pista. O que aconteceu é uma pena, porque creio que o pódio estava ao meu alcance, principalmente quando você vê o que Felipe demonstrou na pista. Hoje, pagamos um preço alto com o azar, e agora a sorte está nos devendo: vamos ver o que acontece no restante da temporada. Perdemos um pouco da vantagem que tínhamos sobre Vettel, Webber e Raikkonen, mas não perdemos nada para Hamilton, que, considerando como a McLaren andou, possivelmente é o nosso rival mais perigoso. Agora, vamos para Monza, a corrida na casa da Ferrari: tradicionalmente, os carros vermelhos são sempre fortes lá, então esperamos ter um bom fim de semana e dar aos nossos fãs motivos para comemorar, recuperando parte da vantagem que perdemos hoje.

Stefano Domenicali, chefe da equipe
Primeiro, a boa notícia: Fernando está bem. Todos nós e acho que também todos os fãs da Ferrari tiveram um momento assustador após o acidente, principalmente porque não conseguimos nos comunicar com ele. Só pudemos respirar aliviados quando o vimos sair do cockpit, e então começamos a respirar normalmente quando ele voltou para a garagem. Depois, veio a grande decepção com o que aconteceu na largada, porque o pódio estava ao nosso alcance e era a nossa meta após ontem. Hoje, o F2012 tinha um bom ritmo, como Felipe demonstrou, fazendo uma ótima prova. Estamos felizes por ele, porque um bom resultado era importante neste ponto da temporada. Quanto ao acidente, só posso dizer que o julgamento cabe à FIA: o que é certo é que seria melhor se, começando nas categorias de acesso, as regras de comportamento na pista fossem inflexíveis. Assim, os pilotos estariam bem preparados quando chegassem aqui, no nível mais alto do automobilismo. Meu dever, como chefe da equipe, é garantir que todos se concentrem em suas próprias tarefas, principalmente nos momentos difíceis: portanto, agora precisamos esquecer rapidamente este dia e pensar no próximo GP em Monza, uma pista que é particularmente querida para nós.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.