F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP de Mônaco 2013

sábado, 25 de maio de 2013 às 14:11

Ferrari

Fernando Alonso, 6° colocado

“Infelizmente, o dia não foi tão bom quanto esperávamos, mesmo se tentamos fazer nosso melhor. Não fomos tão competitivos quanto nos treinos livres, mas não acho que o problema tenha sido a baixa temperatura, pois as condições eram as mesmas para todos. Tínhamos menos aderência com os pneus macios, e tivemos algumas dificuldades com eles pela manhã. Normalmente, nosso ritmo de corria é melhor mas ultrapassar aqui é muito difícil. Tudo pode acontecer nesta domingo e precisamos tomar muito cuidado na largada para evitar ficar preso em um bolo de carros. Felizmente, é a Mercedes que está na frente e meus rivais no campeonato não estão muito longe. Meu objetivo será de terminar a frente deles para diminuir a diferença no mundial. Foi uma pena a situação de Felipe, e a equipe fez de tudo para tentar consertar seu carro para o Q1. Espero que, junto com ele, possamos nos recuperar na corrida e trazer o máximo de pontos possíveis.”

Felipe Massa, 22° colocado

“Estou desapontado por não ter sido capaz de participar da classificação e foi realmente frustrante. Esta manhã, na última sessão de treinos, freei em cima de uma pequena irregularidade da pista, o carro pulou e, inesperadamente, as duas rodas da frente travaram e não havia mais nada que eu pudesse fazer. Depois de bater no guardrail, eu fiquei só esperando o próximo impacto nas barreiras. Felizmente eu estou bem, só tenho um pouco de tensão muscular, mas o carro ficou muito danificado e os esforços dos mecânicos para tentar repará-lo não deram em nada. Foi muito trabalho para a equipe, todos eles se esforçaram bastante e por isso quero agradecê-los. É uma pena ter que largar lá de trás, especialmente em uma pista onde é muito difícil ultrapassar, mas agora temos de ser otimistas e nos concentrar na corrida de amanhã. Temos muito trabalho a fazer para avaliar se é preciso mudar alguma coisa em termos de acerto e estratégia, para tentar chegar a algo diferente, que possa nos dar uma vantagem. Sabemos que estamos em uma posição muito difícil, mas a corrida é longa e tudo pode acontecer. Vamos tentar aproveitar ao máximo qualquer oportunidade.”

Pat Fry, diretor técnico

“Não foi um dia fácil, pois encontramos dificuldades logo pela manhã, quando Felipe sofreu o acidente na terceira sessão de treinos livres. A equipe correu contra o tempo para consertar o carro para que ele pudesse participar da classificação mas, infelizmente, havia muitas peças danificadas na parte da frente e de trás, de modo que exigia muito trabalho e tínhamos muito pouco tempo. A classificação no molhado em Mônaco é sempre interessante, pois é preciso prestar uma atenção especial ao trânsito, as bandeiras amarelas e as novas condições da pista, especialmente em dias como este, quando a chuva vem e vai. A queda na temperatura comprometeu, em parte, o nosso desempenho e, com Fernando, também tivemos alguns problemas de equilíbrio: esses dois fatores nos impediram de obter o resultado que esperávamos. No Q2, a decisão de mudar dos intermediários para o Super Macio foi tomada no momento certo: nos estágios finais, a pista estava seca em alguns lugares, mas o ritmo das Mercedes e Red Bulls era muito bom. Amanhã vamos estar lutando contra as estatísticas, já que os vencedores aqui quase sempre largam nas duas primeiras filas, mas vamos tentar aproveitar ao máximo qualquer oportunidade que apareça.”

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.