F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Espanha 2012

sábado, 12 de maio de 2012 às 16:13

F112-ferrari-carros-pitlane-china-sabado350Fernando Alonso, 3º colocado: Este terceiro lugar não é o que esperávamos. Estávamos contando em dar um passo positivo que nos permitiria entrar no Q3 com menos dificuldade do que nas primeiras corridas da temporada e conseguimos isso. Mas certamente não acho que poderia ser tão bom o resultado. Eu não sei se esta posição é um verdadeiro reflexo do desempenho do nosso carro – definitivamente não é normal para um Red Bull e uma McLaren serem eliminados  no Q2. Mas o que é certo é que as novas peças que trouxemos aqui resultaram em um passo na direção certa, mas com certeza, não é ainda suficiente para lutarmos pelos lugares do topo. É uma boa base para começar uma volta por cima a partir deste fim de semana, mas o que importa são os pontos amanhã. Vamos tentar obter um bom começo, especialmente porque alguns dos meus principais adversários na luta pelo título largarão atrás de nós e temos de tentar aproveitar ao máximo isso. O desempenho dos pneus será um fator crítico: vamos ter que ter cuidado, porque a previsão é de temperaturas diferentes para hoje e isso poderia proporcionar até algumas surpresas. Correr na frente deste pelotão incrível sempre me dá uma motivação extra!

Felipe Massa, 17º colocado: Quando a qualificação é tão apertada assim, é vital gerenciar a situação para que tudo dê certo na sua volta limpa e eu nunca tive essa chance. Em minha segunda perna no Q2, me deparei com pelo menos sete ou oito carros que estavam aquecendo os pneus para as suas voltas cronometradas e o tempo que eu perdi definitivamente me custou caro. É uma verdadeira vergonha largar em décimo sétimo em uma corrida em que nosso carro tem mostrado que deu um passo positivo em termos de desempenho, como pôde ser visto a partir do resultado de Fernando. As novas peças aerodinâmicas que introduzimos no F2012 parecem ter funcionado bem, mas estamos bem conscientes de que ainda há muito a fazer. Amanhã, em uma pista tão difícil como estana questão dos pneus, a estratégia será crucial: vamos esperar e ver o que poderei fazer em relação aos pontos.

Stefano Domenicali: A sessão foi muito acirrada e cheia de surpresas. Finalmente este ano, conseguimos chegar ao Q3 em uma condição que significou que nós poderíamos mostrar nosso valor, pelo menos com um dos pilotos. Fernando fez um trabalho fantástico da primeira à última volta da sessão, em constante aperfeiçoamento e, mais uma vez, tirando todo o potencial do carro. Felipe lutou muito, mas encontrou uma grande quantidade de tráfego e perdeu alguns décimos que o colocariam perto do décimo lugar. Nós tivemos um monte de peças novas no F2012 e o objetivo era fazer com que pelo menos parte da diferença para o melhor, em termos de desempenho puro, fosse diminuida. Demos um passo positivo, este é um fato que interessa. A corrida de amanhã parece muito difícil de prever e o desempenho dos pneus é que vai fazer a diferença. O clima também pode desempenhar um papel importante, uma vez que nós já vimos que alguns graus a mais ou a menos podem mudar as cartas na mesa.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.