F1 – Colin Kolles acusa Mercedes sobre o caso Racing Point

segunda-feira, 17 de agosto de 2020 às 13:33

Colin Kolles

Um ex-chefe de equipes de Fórmula 1 fez novas acusações sobre como a Racing Point “reprojetou” a Mercedes do ano passado para criar seu RP20.

Em uma entrevista ao canal de televisão alemão Sport 1 no domingo, Colin Kolles alegou que a equipe recebeu uma maquete em escala de túnel de vento e um carro de demonstração da Mercedes.

Kolles comandou a Jordan e a Midland, em 2005 e 2006. Mais tarde, ele assumiu o comando das equipes de Fórmula 1 da HRT e da Caterham. Ele opera sua própria equipe de carros esportivos desde que deixou a F1 no final de 2014.

Há duas semanas, Racing Point foi multada em € 400.000 e perdeu 15 pontos do campeonato de construtores por usar dutos de freio que os comissários da FIA consideraram baseados em peças obtidas da Mercedes. A Racing Point obteve legitimamente as “peças listadas” da Mercedes em 2019, mas os dutos de freio foram redefinidos como “peças não listadas”, que as equipes devem projetar por conta própria, a partir de 2020.

A Racing Point disse que confiou na fotografia do campeão W10 da Mercedes para produzir sua cópia da máquina. Mas Kolles rejeitou a afirmação e disse acreditar que a equipe tinha outras fontes de informação.

“A partir de fotos, você não pode copiar um carro”, disse Kolles ao Sport 1. “Não se trata apenas dos dutos de freio. É sobre todo o conceito do carro. Não foi apenas copiado de fotos.”

“Eles não tinham apenas peças, também tinham alguns dados. E eles tinham, pelo que me disseram, um modelo de túnel de vento de 60% e um carro de demonstração em tamanho real como modelo, a partir do qual as peças foram digitalizadas e depois convertidas em dados CAD. Caso contrário, o conceito não poderia funcionar. ”

Um modelo de túnel de vento em escala de 60% é o tamanho máximo que as equipes de Fórmula 1 podem usar. Kolles não especificou de quais temporadas cada um dos desenhos se originou.

Ele também levantou questões sobre o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff. Uma grande disputa entre a dupla é conhecida por ter ocorrido em meados de 2013, quando Kolles teria gravado uma conversa de Wolff falando mal de algumas pessoas da Mercedes e chantageando-o ao pedir dinheiro para não divulgá-la. Na época, Bernie Ecclestone resolveu a questão de maneira “privada”.

Kolles também questionou a natureza do relacionamento entre Wolff e o proprietário da Racing Point, Lawrence Stroll. Wolff, um acionista da equipe de Fórmula 1 da Mercedes e comprou uma participação na empresa Aston Martin de Stroll no início deste ano, além de ter recomprado ações da equipe Williams também.

“Assim como o grupo Mercedes, eu basicamente me perguntaria por que o chefe da equipe Mercedes está sempre de férias, no barco de Stroll, em Gstaad”, disse Kolles. “Muitas outras coisas aconteceram que, em minha opinião, não são totalmente compatíveis.”

“Acho que eles têm uma conexão muito, muito próxima. Essa é a minha opinião pessoal. Mas isso não é apenas minha opinião – outras pessoas também têm essa opinião.”

Kolles era próximo ao ex-presidente-executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, durante seu tempo no esporte, e ressaltou várias vezes durante a entrevista que ele mantém muitos contatos dentro do paddock.

No sábado, Wolff rejeitou a sugestão de que a cópia de seu carro pela Racing Point tinha ido além do uso de várias peças legais que a Mercedes vendeu para a Racing Point e fotografias, classificando essas afirmações do tipo que Kolles fez como “um absurdo total”.

“Copiar mais o carro do que por fotos e o uso de várias das peças que vendemos para eles é algo que saberíamos, se eles tivessem feito”, disse ele. “É por isso que, na minha perspectiva, é totalmente absurdo seguir com esse argumento. E defenderei nossa marca com firmeza se alguém seguir esse caminho. ”

A Racing Point, além de alugar o túnel de vento da Mercedes, também compra a UP, cambio, suspensões e em 2019 também comprou os dutos de freio do W10 dos alemães. Ela também comprou dos Prateados todas as outras peças não listadas pelo regulamento em 2019.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.