F1 – Clima extremo em Hockenheim traz imprevisibilidade

quinta-feira, 25 de julho de 2019 às 12:22

Hockenheim

Nesse momento o clima na região de Hockenheim na Alemanha está absolutamente quente, 39º.

As coisas amanhã não melhoram quase nada, com a temperatura chegando nos 34º no TL1 e 38º no TL2, que são os dois principais treinos que as equipes acertem seus carros para a classificação do sábado e a corrida de domingo.

Essas temperaturas prejudicam todas as equipes, uma vez que os pneus se desgastam termicamente muito mais e os sistemas de refrigeração precisam estar abertos a pleno para os motores não estourarem em poucas voltas. Prejudica também a aerodinâmica, pois quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui, o que prejudica bastante o downforce.

A Mercedes tem um problema adicional, caso não tenham conseguido resolver ainda o problema dos radiadores menores. E como vimos na Áustria, trata-se de um problema sério para os alemães, que precisam diminuir muito a potência de sua UP, em virtude da pouca refrigeração proporcionada pelo radiadores pequenos do carro.

No sábado de classificação ainda continua quente, 29º e ainda com 61% de possibilidade de chuva, que é mais um fator complicador.

No domingo, dia da corrida, o calor dá uma trégua e a corrida deve ser disputada sob uma temperatura “normal” de 25º. Entretanto a possibilidade de chuva aumenta para 70%, o que pode nos trazer uma corrida bastante interessante, já que a habilidade de cada piloto guiar com pista molhada supera várias características do carro, ou seja, pilotos bons de chuva tem ótimas chances de vencer outros não tão bons, mesmo que esses últimos tenham equipamento um pouco superior.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.